edição 36 | julho 2022

ÁGUAS DO RIO

VEM COM A GENTE

Programa chega a comunidades que ainda vivem sem banheiro em Copacabana

Concessionária leva redes de água para as comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e transforma a vida de pessoas que viviam excluídas.

Texto: Rafael Casado

Da porta improvisada de sua casa, Lanuzia Santana Villas Boas enxerga a bela vista do mar de Copacabana (RJ), e escuta os barulhos dos carros que cruzam a Rua Sá Ferreira, principal acesso ao morro, e que fica somente 500 metros ladeira abaixo. Lanuzia conta que sempre viveu sem água ou banheiro, fazendo suas necessidades em um penico. 

Essa realidade começou a mudar em junho deste ano, quando uma equipe da Águas do Rio visitou a sua moradia para dar início ao Vem Com a Gente. O VCG é um programa com um atendimento bem abrangente que vai implantar extensão de redes de abastecimento de água nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

O Vem Com a Gente fará o atendimento itinerante para 30 mil moradores da região. De porta em porta, os agentes de saneamento vão identificar e direcionar demandas para regularizar o acesso aos sistemas de água, enquanto equipes operacionais atuam no serviço de esgoto.

Nos seis primeiros meses de operação, a empresa realizou, na área do Pavão-Pavãozinho, o total de 775 atendimentos, sendo que 60% eram relacionados a problemas de esgoto, como desobstrução de redes entupidas. No Cantagalo, 57% dos 405 serviços foram nas redes de distribuição de água, sanando vazamentos e melhorando o fornecimento. A Águas do Rio é a única empresa de saneamento que tem uma diretoria dedicada para comunidades.

“Essa superintendência é para ouvir os moradores, seus pleitos e ter um relacionamento direto com o cidadão na busca pela solução dos problemas. Temos mais de 500 pessoas envolvidas no atendimento a essas áreas do Rio. Além disso, essas comunidades passaram a ter uma equipe permanente e exclusiva para o atendimento operacional. Resolver problemas crônicos de saneamento de pessoas, principalmente em situações de vulnerabilidade social, é o primeiro passo para garantir uma melhor qualidade de vida”, afirma o superintendente Guilherme Campos.

Combate às perdas de água

O combate ao desperdício de água é um dos principais objetivos no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. O conserto de três grandes vazamentos melhorou a pressão do abastecimento de água, beneficiando mais de 20 mil pessoas. “As tubulações são antigas e muitas estavam rompidas. Em alguns pontos, chegaram a vazar em torno de 600 mil litros por mês. Também programamos a reforma dos quatro reservatórios responsáveis pelo abastecimento dessas localidades”, contou o diretor-executivo de Comunidades, Renan Mendonça.

Vivendo há 30 anos no Pavão-Pavãozinho e presidente da Associação de Moradores que responde pelas três comunidades, Fernanda Faustino acredita que a iniciativa da empresa em ouvir dos próprios moradores as principais necessidades demonstra respeito e estabelece uma relação de confiança. “Queremos um serviço de excelência, porque é a nossa qualidade de vida que está em jogo. É a primeira vez que somos ouvidos. Vamos trabalhar juntos para ter água boa todo dia. O importante é isto, transparência e parceria”, enfatizou.

Esperança de dias melhores

Segundo o diretor do VCG, Waldyr Bittencourt, mais do que os serviços de água e esgoto, o que está chegando para essa população de baixa renda é dignidade. “Encontrar situações como a da Lanuzia, que nem banheiro tinha dentro de casa, e poder contribuir para que ela e os filhos possam ter uma realidade um pouco diferente, com água tratada, reforça o nosso propósito como gestores de uma empresa que lida com serviços tão essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas”, diz Waldyr.

Para Lanuzia, além de passar a consumir água tratada de qualidade e ter a instalação de um banheiro em sua residência, a vista do horizonte traz um elemento novo: a esperança de dias melhores.