edição 36 | julho 2022
Rede de esgoto sendo implantada em distrito de Primavera do Leste.
Obras em Castelândia I, um dos bairros mais antigos da cidade.
Texto: Thais Tomie
Em breve a rede coletora de esgoto vai atender ao Castelândia I, um dos bairros mais antigos de Primavera do Leste (MT). Considerado um marco para os moradores da região, que contarão com um dos serviços mais essenciais para a saúde das pessoas e do meio ambiente. As obras estão sendo executadas pela concessionária Águas de Primavera, que possui um plano de investimentos focado em resultados e, principalmente, pautado na meta de ampliar o acesso ao saneamento básico para a população do município.
Nesta primeira etapa serão implantados aproximadamente 8 mil metros de rede coletora de esgoto, além de 300 ligações novas e cerca de 1.700 metros de interceptor para transposição do efluente até a estação de tratamento de esgoto. A previsão de conclusão das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário na região é até novembro de 2022.
Segundo o diretor-executivo da Águas de Primavera, Marcos Antunes, este é um trabalho grande e de muita responsabilidade que está sendo concretizado junto com a concessionária, o Ministério Público, a prefeitura e a agência de regulação. “O cumprimento das metas e a melhoria dos serviços prestados são objetivos que seguimos diariamente, resultados do trabalho de uma equipe comprometida com a empresa, com a cidade e os moradores”, completa.
De acordo com o prefeito municipal, Leonardo Bortolin, a obra é um dos compromissos da atual gestão, uma solicitação muito antiga para os moradores da região. “Estamos dando nosso melhor para, quando olharmos para trás, termos orgulho de dizer que fizemos a rede de esgoto tanto sonhada por aquelas pessoas”, diz o chefe do Executivo municipal.
Até 2023, o bairro Castelândia I terá a implantação da rede de esgoto com 12 km de rede coletora, três novas elevatórias de esgoto e 2,45 km de linhas de recalque. Isso corresponde a 865 novas ligações e cerca de 3 mil pessoas beneficiadas.
Primavera do Leste já alcançou mais de 70% de cobertura em serviços de esgoto, benefício que garante a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária. No abastecimento de água, 100% da população que reside em área urbana tem acesso à água tratada.
Quando a rede de esgoto estiver disponível para ser utilizada, a concessionária notificará os moradores sobre os procedimentos para adesão ao serviço no prazo de 30 dias. Após esse período, será iniciada a cobrança conforme estrutura tarifária estabelecida no contrato. O diretor-executivo da Águas de Primavera, Marcos Antunes, lembra que, assim que o imóvel é ligado corretamente à rede de esgoto, o usuário conta com um importante serviço de saúde pública.
“Além de refletir diretamente na saúde da população, melhorando as condições sanitárias, os índices de desenvolvimento humano e a preservação ambiental, o serviço representa uma oportunidade para modernizar a infraestrutura local, contribuindo para a valorização dos imóveis. É um grande desafio e uma satisfação expandir nossa atuação, porque não levamos somente a prestação de serviços, mas possibilitamos o crescimento local e a geração de novos empregos. Significa desenvolvimento, progresso e sustentabilidade”, reforça Antunes.