edição 36 | julho 2022
Cidade de Bombinhas vai receber cerca de R$ 180 milhões em obras de saneamento.
Texto: Joana Gall
Pelo menos três bairros de Bombinhas (SC) vêm recebendo as obras de esgoto realizadas pelas equipes da Águas de Bombinhas. Mariscal, Canto Grande e Bombas são as primeiras regiões contempladas com a chegada da tubulação, que em breve deve avançar por outras localidades do município. O investimento da concessionária na cidade é histórico: com cerca de R$ 180 milhões, a empresa pretende transformar a realidade do pequeno município, incentivando o turismo e o desenvolvimento sustentável.
Com aproximadamente 20 mil habitantes, Bombinhas é destino de turistas nacionais e internacionais durante o verão e há tempos necessitava de melhorias em relação ao esgoto. A Águas de Bombinhas iniciou as obras em novembro de 2021 e, conforme o cronograma, mais de um terço das instalações previstas para este ano já foi concluído.
As intervenções seguem em paralelo ao cronograma de obras da prefeitura, que vem realizando obras de drenagem e pavimentação em diferentes ruas da cidade. Pensando no bem-estar da população, o cronograma foi ajustado às obras do município e segue em ritmo acelerado.
Para Reginalva Mureb, diretora-presidente da Águas de Bombinhas, o esgotamento sanitário representa o início de uma nova era para a cidade. Como ela relembra, Bombinhas possui quatro selos da certificação Bandeira Azul em suas praias e o esgotamento vem para somar com um turismo de mais qualidade, abrindo portas para novos empreendedores e desenvolvimento da economia.
“Partimos para um novo momento de mais saúde, valorização imobiliária e preservação ambiental. A população está de parabéns, assim como nossos colaboradores que estão determinados e otimistas com a obra, e a prefeitura municipal que abraçou esta causa”, comenta Reginalva Mureb.
A implantação de um novo sistema de esgotamento é uma conquista fundamental para Bombinhas. A cidade sai na frente de outros municípios com uma obra ousada e moderna. Para se ter uma ideia, a Região Sul do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país, possui apenas 47% de coleta e tratamento de esgoto, conforme dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil.
A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165 litros por segundo ao fim da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.
Para Rodrigo Lacerda, diretor-executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos, sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento para 55 litros por segundo”, explica ele.
O investimento em saneamento é considerado a principal política de promoção à qualidade de vida de uma cidade. Conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada real investido em esgotamento sanitário e tratamento do lixo, 4 reais são economizados nos gastos com saúde.
“O esgoto tratado é um serviço essencial para a melhoria das condições sanitárias, preservação do meio ambiente, e valorização imobiliária. Estudos comprovam que o saneamento pode valorizar os imóveis em até 18%. Além disso, a adesão à rede de esgoto é um investimento na saúde pública, pois diminui os índices de doenças transmitidas em locais insalubres”, finaliza Reginalva.