edição 29 | novembro 2020
Consultora Cláudia Pires.
Texto: Rosiney Bigattão
O que fazer então para mudar o mindset? “Primeiro é preciso entender o processo com que o mercado de trabalho, as empresas e organizações estão mudando muito rapidamente e isso está mudando a nossa vida. Então a gente está falando de uma transformação de mentalidade. Nós trabalhamos com uma metodologia que é a da Carol Dweck, que fala em dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento”, afirma a consultora Cláudia Pires.
Mindset = a forma como se organizam os pensamentos, a decisão de encarar as situações do dia a dia. A lente com a qual enxergamos o mundo e lidamos com os acontecimentos a partir das nossas vivências, do nosso modo de pensar e agir.
MINDSET FIXO
Pessoa crê que inteligência e habilidade são natos. Tem dificuldade em ver as próprias limitações, evita desafios por medo de revelar fraquezas, não crê que o esforço possa gerar mudanças. Encara problemas sem esperança em resolver.
MINDSET DE CRESCIMENTO
Crê no desenvolvimento da inteligência e das habilidades, busca aprendizado para superar as limitações, abraça desafios e encara falhas como aprendizado, vê o esforço como caminho para a excelência. Enfrenta os problemas com entusiasmo.