edição 35 | abril 2022

COMPLIANCE

Mudanças fortalecem área e trazem melhorias para toda a empresa

Deise Lima da Silva, analista da área de Integridade, e o CEO Radamés Casseb, com o novo Código de Conduta da Aegea.

Texto: Rosiney Bigattão

“A nova versão do Código de Conduta traz um novo conceito visual, interativo, mais sofisticado, arrojado e com imagens que representam o nosso negócio como a água, a relação do ser humano com a natureza, a pureza, a transparência e a qualidade de vida”, explica Melissa Martins, uma das coordenadoras de Integridade da Aegea.

Com esses elementos, um dos principais objetivos foi o de criar maior integração, conexão e pertencimento ao Programa de Compliance e à empresa como um todo, pois ele tem como foco apresentar as regras de conduta da empresa. “Somos uma companhia que preza pela ética e integridade, buscando relacionamentos com colaboradores e organizações que estejam alinhados com este mesmo objetivo”, diz a coordenadora.

O recebimento de brindes, presentes e hospitalidades, por exemplo, é um dos capítulos do Código de Conduta. Relacionamentos com clientes, com concorrentes e com agentes governamentais também têm atenção especial. A participação em licitações e o uso de bens da empresa também fazem parte. “Todos os temas que estão no código têm uma grande relevância para serem observados”, afirma Melissa.

“Nosso Código de Conduta está baseado no cumprimento dos compromissos assumidos, preservando a integridade e assegurando, acima de tudo, a transparência de todas as nossas ações”, diz a coordenadora de Integridade Melissa.

Outra novidade foi a criação do “Nossa Conduta”, uma versão resumida e especial do Código de Conduta, inclusive no mesmo conceito visual fotográfico e interativo, que é um verdadeiro guia de boas práticas para todos os envolvidos nos negócios da empresa.

Canal de Ética

Norma e Justo atuantes na consolidação das mudanças na área de Integridade da Aegea.

Outra grande mudança foi em relação ao Canal de Ética, conduzido por um novo parceiro independente, a Aliant. “É um parceiro nacionalmente conhecido, adotado pelas maiores empresas e pelos cases mais importantes de compliance no Brasil”, explica Eduardo Mélega, também coordenador de Integridade da Aegea. Ter uma empresa terceirizada é praxe no mercado e garante maior imparcialidade, pois é por meio do Canal de Ética que são feitas as denúncias de possíveis inconformidades.

“O Canal de Ética da Aegea é uma ferramenta de comunicação independente, segura e confidencial, podendo ser utilizado pelos colaboradores, parceiros de negócios, clientes e outras partes interessadas”, afirma Mélega. As denúncias no Canal de Ética podem ser feitas pelo telefone ou pelo site, durante 24 horas, em qualquer dia da semana. “Temos a garantia do sigilo e da confidencialidade em todo o processo, o que traz uma grande segurança para a empresa em relação às informações que estão ali sendo tratadas ou que foram reportadas”, diz o coordenador.

A empresa terceirizada recebe as denúncias e repassa para a equipe de integridade realizar as apurações. “Para dar maior segurança sobre esse processo, nós reforçamos nos treinamentos que as pessoas podem utilizar o canal de forma anônima ou se identificando, e, em optando por se identificar, seus dados e informações serão mantidos em sigilo”, conta a coordenadora de Integridade da Águas do Rio, Michelle Guimarães.

O que pode ser relatado e como fazer a denúncia

Uma dúvida frequente é o que pode ser relatado no Canal de Ética. Qualquer assunto relacionado abaixo pode ser denunciado:

  • Assédio moral ou discriminação.
  • Assédio sexual.
  • Corrupção, lavagem de dinheiro e suborno.
  • Conflito de interesses.
  • Brindes, presentes, convites e hospitalidades.
  • Roubos, furtos e qualquer destruição de ativos.
  • Uso inadequado de informações confidenciais.
  • Incidentes relacionados ao descumprimento de leis, ao Código de Conduta e de outras políticas internas da Aegea.

A pessoa deve saber o que informar ao fazer a denúncia, pois é importante passar o maior número de informações possíveis, de forma clara e detalhada. Por exemplo:

  • O que está acontecendo.
  • Quem são as pessoas envolvidas (nome completo, cargo, unidade).
  • Quando aconteceu (data, horário) e a partir de quando.
  • Onde ocorreu a situação.
  • Se alguém presenciou o ocorrido – mencionar nome completo e cargo.
  • Anexar evidências (e-mails, mensagens), se houver.

Após a realização do relato, é preciso anotar o protocolo do atendimento, principalmente se a denúncia for por telefone. Por meio dele é possível acompanhar o andamento do processo e interagir com o time de investigação.

“Com toda essa informação disponibilizada de forma clara, o que se espera é prevenir contra desvios de conduta, orientar sobre como denunciar casos de condutas suspeitas e mostrar a importância de cada um na construção de uma empresa mais saudável para todos”, finaliza Melissa Martins, uma das coordenadoras de Integridade da Aegea.