edição 35 | abril 2022

PACTO GLOBAL DA ONU

Parceria ampliada com maior iniciativa corporativa de sustentabilidade

Da esquerda para a direita estão Marina de Castro, coordenadora de Sustentabilidade da Aegea e da Plataforma de Ação pela Água do Pacto Global; Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global; Radamés Casseb, CEO da Aegea; e Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

Texto: Camila Cordeiro e Rosiney Bigattão

A Aegea ampliou sua parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de participar mais ativamente dos compromissos da maior rede corporativa de sustentabilidade do mundo. A companhia, que desde 2016 aderiu aos princípios do Pacto Global, potencializou sua participação para os próximos quatro anos, dessa vez como apoiadora institucional exclusiva do setor de saneamento básico.

O novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG, as boas práticas ambientais, sociais e de governança, totalmente alinhados ao modelo de negócios da empresa. Reconhecida por sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, a Aegea cada vez mais amplia sua atuação com foco em iniciativas de impacto positivo na área ambiental e na licença social para operar. Outro passo importante neste sentido é a adesão à iniciativa Ambição 2030 (veja box no fim).

“A parceria consolida a participação da Aegea nessa que é a maior rede corporativa mundial quando falamos dos pilares ambiental, social e de governança. Nós, como líderes do setor de saneamento, intrinsecamente ligados aos conceitos ESG, atualmente levamos água tratada e serviços de esgoto para mais de 21 milhões de pessoas, em 154 municípios de todo o país. Sabemos, portanto, de nossa responsabilidade como agentes de transformação socioeconômica e ambiental no Brasil, principalmente por beneficiar a população mais vulnerável. Queremos difundir nossas práticas e engajar parceiros para que os desafios da Agenda 2030 sejam alcançados”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da Aegea, Marina de Castro, que é também a coordenadora da Plataforma de Ação pela Água do Pacto Global, a ampliação da parceria é uma grande responsabilidade para a empresa. “A essência do nosso trabalho está diretamente ligada ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento –, mas temos como propósito ir além. Com o olhar da licença social para operar, nos comprometemos a promover desenvolvimento sustentável nos territórios dos quais fazemos parte e, como líderes da Plataforma de Ação pela Água queremos inspirar outras empresas a fazerem o mesmo, buscando a universalização do acesso à água e ao esgoto sanitário,  atuando de forma consciente pela resiliência e eficiência hídrica em seus processos de gestão. O apoio institucional à Rede Brasil do Pacto Global reforça este nosso papel de liderança e referência de boas práticas de sustentabilidade”, afirma Marina.

Práticas além das metas do ODS 6

A Aegea coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que reúne grandes empresas e instituições da sociedade civil na busca por construir uma agenda de governança em água, promovendo a adoção de práticas sustentáveis relacionadas à resiliência hídrica, especialmente a fim de preparar melhor a sociedade para momentos de crise.

“Mesmo antes dos compromissos assumidos com o novo Marco Legal do Saneamento, a Aegea já buscava a universalização dos serviços em todos os territórios em que atua, sempre com o compromisso de garantir o acesso, sem deixar ninguém para trás. Nossas práticas vão além das metas do ODS 6 (Água Potável e Saneamento), pois entendemos que é nosso dever atuar incessantemente pelo desenvolvimento sustentável dos territórios”, afirma Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

Para Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, a parceria ajuda a reverberar a importância das ações da ONU. “A ampliação da parceria com a Aegea, que é uma referência no setor de saneamento, vai inspirar outras companhias e setores com seus exemplos de boas práticas. A participação das empresas privadas é essencial para potencializar o cumprimento da Agenda 2030, em especial no enfrentamento aos desafios socioambientais. Os impactos positivos da universalização do saneamento são notórios por reduzir a mortalidade infantil, as doenças e os gastos com saúde, além de gerar empregos e melhorar o rendimento escolar, demonstrando que um novo cenário para as gerações futuras pode e deve ser construído agora”, afirmou o executivo.

Aegea assina carta compromisso do Movimento +Água da iniciativa Ambição 2030

Evento promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 25 de abril em São Paulo reuniu grandes nomes do segmento empresarial com o objetivo de fomentar o compromisso com as metas dos ODS.

A iniciativa Ambição 2030 é composta por sete grandes movimentos criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento realizado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU reuniu lideranças como o economista americano, especialista em desenvolvimento sustentável, Jeffrey Sachs, a CEO do Pacto Global da ONU, Sanda Ojiambo, a coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, e os principais CEOs do setor privado no país. 

A Aegea participou do lançamento e foi representada pelo CEO Radamés Casseb e pelo diretor de Sustentabilidade e presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos. O CEO destacou o compromisso da empresa com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e se comprometeu publicamente com o Movimento +Água, que engloba ações que reforçam a importância do ODS 6 – Água Potável e Saneamento. 

“Como apoiadores institucionais da Rede Brasil do Pacto Global, reforçamos nosso comprometimento com a universalização dos serviços de saneamento no Brasil na qualidade de embaixadores do Movimento +Água, parte da iniciativa Ambição 2030. Somos líderes no mercado privado do setor e nada mais natural que sermos condutores para a evolução constante da infraestrutura no país. Ao assinar a carta compromisso do Movimento +Água com uma entidade tão séria e representativa como o Pacto Global, estamos assumindo nosso papel perante as metas de universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário”, pontuou o executivo.  

Ao aderir ao Movimento +Água, a Aegea afirma que pactua com a universalização do saneamento e com o aumento da segurança hídrica, que vai impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. O que envolve, entre outras questões, alcançar as metas de universalização do saneamento, que estabelecem 99% de pessoas com acesso à água potável segura e 90% de esgoto coletado e tratado nos municípios onde atua até 2033.  

Este novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG, totalmente alinhados ao modelo de negócios da empresa, que é reconhecida pela sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, bem como por sua estratégia de Licença Social para Operar, indo além da prestação exemplar dos serviços, buscando a confiança da sociedade e criando um legado de desenvolvimento sustentável.

Mais sobre o Movimento +Água

Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma forma de impulsionar a transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, com o objetivo de proporcionar avanços a partir do ODS 6 – Água Potável e Saneamento.  

A iniciativa é uma colaboração entre Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Water.org, que visa garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas, viabilizando a prática das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres.