edição 35 | abril 2022

SISTEMA OFS

Serviços de campo com inteligência artificial substituem OS Online

Texto: Rosiney Bigattão

A área de Tecnologia da Informação dá mais um importante passo na jornada de transformação digital da Aegea. Ela está implantando o Sistema OFS, o Oracle Field Services, uma nova forma de gestão de serviços de campo. É uma ferramenta intuitiva, baseada em inteligência artificial (IA) que irá substituir o atual sistema de campo, o OS Online. O novo sistema possui uma arquitetura cloud mais moderna.

“Na jornada de transformação digital que estamos percorrendo na Aegea, as operações inteligentes estão no centro do processo, pois fazem parte do DNA da empresa. O novo passo é o Sistema OFS – Oracle Field Services, que foi implantado como piloto na Águas de Manaus em dezembro e agora vai se estender para outras unidades”, explica Eduardo Mendes, diretor de Tecnologia da Informação da Aegea.  

Ainda no primeiro semestre de 2022 o Sistema OFS estará implantado nas unidades da Aegea em Teresina (PI), Timon (MA) e Ariquemes (RO). Até o fim do ano, estará em praticamente todas as unidades. O Novo Sistema de Gestão de Serviços de Campo traz muitos diferenciais.

O principal deles é que o uso de inteligência artificial permite prever a duração do serviço a ser realizado. Isso possibilita definir de forma automática a roteirização dos atendimentos, com monitoramento da performance de cada equipe em campo de forma remota.

Por meio do OFS é possível fazer a integração com vários outros sistemas, como o de estoques de material e do inventário de equipamentos. Dessa forma, tudo vai sendo atualizado, no momento em que o serviço é realizado, sem demandar um trabalho posterior de registro de informações.

O próprio sistema cria um canal de comunicação, um chat, para a troca de mensagens entre as equipes. Assim, profissionais que atuam em uma mesma área podem fazer substituição de hidrômetros, por exemplo, e esclarecer dúvidas com o grupo de help-desk.

Outra vantagem é que o OFS registra o trajeto enquanto a equipe realiza o atendimento. No sistema antigo, havia uma etapa a mais, a do checkpoint, para registrar os pontos por onde a equipe passava e o tempo do atendimento feito. Agora, vai ser tudo automático.

As fotos que comprovam a realização das atividades agora são carregadas automaticamente. Antes, era preciso baixar as imagens para comprovar a execução. O fechamento da ordem de serviço também ficou bem mais fácil.

Com todas essas vantagens e agilidade, as implementações das operações em novas concessões serão bem mais rápidas e eficientes.

Os ganhos do novo sistema na prática

A mudança implementada já está rendendo bons frutos. Quem conta é Adriel Rodrigues de Souza, da Águas de Manaus (AM). “Após as primeiras semanas de implementação e a própria dinâmica da operação, percebemos os ganhos reais ao diminuir nosso esforço. O tempo de trabalho gasto com a roteirização automática também ficou menor – era de até três horas em cada equipe e agora fazemos em apenas uma hora de forma simultânea”, conta Adriel.

Para o colaborador, o Sistema OFS vai ser um marco para a virada da rotina de trabalho. “Contamos agora com um diferencial no gerenciamento de todas as atividades em tempo real, principalmente com as indicações das equipes mais próximas para execução e uma melhor previsibilidade dos agendamentos, de forma mais inteligente e aprimorada ao dia a dia dos cenários em campo, baseados na inteligência artificial do Field Services”, comemora ele.

Resumo dos diferenciais do novo sistema

  • Uso de inteligência artificial gerando previsão da duração do serviço, definindo de forma automática a roteirização dos atendimentos e monitorando a performance de cada equipe.
  • Possibilidade de integração com o sistema de estoques de material e inventário de equipamentos.
  • Chat de colaboração para troca de mensagens entre equipes: pelo chat, equipes que atendem numa mesma área podem fazer transferências de hidrômetros e tirar dúvidas com o grupo de help-desk.
  • Todo o trajeto que a equipe faz fica registrado, dispensando a etapa de checkpoint, que era necessária apenas para dizer por onde a equipe já tinha passado e quanto tempo durou o atendimento.
  • Carregamento de fotos para comprovar a execução do serviço e o fechamento da ordem.
  • Implementações muito mais rápidas em novas concessões.