edição 35 | abril 2022
Texto: Ana Paula Garcia
A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Ambiental Vila Velha e a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) está realizando obras para colocar em operação o sistema de esgoto na Prainha, em Vila Velha, região que tem uma importância histórica para o estado, pois em 1535 os portugueses, capitaneados por Vasco Fernandes Coutinho, desembarcam no município mais antigo do Espírito Santo pelo local.
O serviço, que beneficiará cerca de 2 mil pessoas, foi retomado em janeiro após uma paralisação para resolução de questões burocráticas, e tem previsão de conclusão para 120 dias. Por meio de um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, estão sendo construídos um quilômetro de rede de esgoto, uma estação elevatória de esgoto (EEE) e 150 metros de linha de recalque.
De acordo com Lucas do Socorro Ribeiro, integrante da equipe de Engenharia da PPP, a obra representará um avanço para a região e possibilitará a ligação de mais de 350 imóveis. “Já existe uma rede de seis quilômetros neste local, que compreende o bairro da Prainha e um pequeno pedaço do centro, mas está fora de operação. A obra vai possibilitar que a rede passe a ser efetivamente operada”, explicou o profissional.
Com o objetivo de minimizar os transtornos para a população no período das obras, a PPP realiza uma ação conjunta com a Guarda de Trânsito de Vila Velha na missão de informar sobre interdições e desvios. “Eles aprontam um informativo, publicam e nos enviam. A partir daí, nós temos a responsabilidade de distribuir para a população local, indo de porta em porta, seja residencial ou comercial, para deixar as pessoas cientes de que haverá intervenções que podem causar lentidão no trânsito da região”, disse Ribeiro.