edição 35 | abril 2022
A moradora Kátia dos Santos acredita que a chegada da água vai possibilitar o desenvolvimento econômico do distrito.
Texto: Janaína Novellino
Fugindo da correria e violência dos grandes centros, Kátia dos Santos saiu da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, há 23 anos, em busca de mais qualidade de vida em Arraial do Cabo, interior do Estado do Rio de Janeiro. A comerciante escolheu o pacato distrito de Novo Arraial para abrir um novo negócio e morar com a sua família. Agora, um antigo sonho está prestes a ser realizado: o fornecimento de água tratada e encanada. O local, que fica a mais de 70 km da Estação de Tratamento de Água da Prolagos, um dos trechos mais distantes da operação da concessionária, vai receber obras de extensão de rede de água.
Ao todo, 108 km de rede serão implantados, permitindo que Kátia dos Santos e outras 12 mil pessoas dos distritos de Sabiá, Caiçara 1, Caiçara 2 e Pernambuca sejam beneficiadas. “Estamos ansiosos para a chegada da água. Atualmente, compramos de caminhão pipa, mas não sabemos a procedência do produto. Além disso, com a chegada da água, mais pessoas poderão morar aqui, outros serviços virão para o bairro, nos proporcionando mais conforto, comodidade e bem-estar”, relata a moradora.
Prolagos finaliza construção de caixas de gordura individualizadas para cada quiosque, na Praia do Peró, em Cabo Frio.
A obra de grande complexidade será executada por fases, começando pelo bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, onde a concessionária fará a duplicação de 2.480 metros da adutora que será responsável por conduzir a água até os distritos. Esta intervenção também aumentará a oferta de água para Arraial do Cabo. “No local, temos uma estação de bombeamento que interliga a adutora ao booster em Arraial do Cabo. Com a duplicação, a capacidade de distribuição de água será aumentada em 36%, saltando de 125 litros por segundo, para 170 litros por segundo”, explica o coordenador de Engenharia da Prolagos, Adibe Santos.
Em seguida, a tubulação passará pela RJ-102, em direção à Figueira, onde outra adutora, com mais de 5.320 metros, será implantada, levando abastecimento até Nova Arraial. Os trechos da rede de Sabiá, Caiçara 1, Caiçara 2 e Pernambuca serão executados na sequência. “Esse investimento está sendo possível graças à ampliação do sistema de macrodistribuição, feita pela Prolagos nos últimos anos, como a construção de nova adutora em 2018 e interligação de adutoras, em 2021, nos permitindo dar um importante passo para alcançarmos a universalização do abastecimento de água tratada”, comenta José Carlos Almeida, diretor-executivo da concessionária.