edição 34 | janeiro 2022
Texto: Rosiney Bigattão
Em mais uma ação de pioneirismo na formação especializada no setor, a Academia Aegea firmou uma parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a primeira turma de MBA em Saneamento já teve a aula magna, que marca o início do curso. São 35 alunos, colaboradores de todas as regionais da Aegea, segundo os critérios previamente estabelecidos.
As aulas serão on-line, a partir de fevereiro, segundo a metodologia de ensino estabelecida pela Academia Aegea e pelo FGV In Company, que é reconhecido internacionalmente. Com soluções de educação corporativa customizadas para resolver os desafios estratégicos das empresas, o FGV In Company foi eleito como um dos Top Think Tanks do mundo, pelo Global Employability Ranking.
Os alunos foram selecionados para o processo seletivo a partir de critérios como o desempenho profissional e comportamental do colaborador. “Estamos formando a nossa primeira turma, sendo pioneiros nessa busca por capacitar. São 35 líderes e lideranças que precisam ser constantemente capacitados”, disse Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea.
Ser pioneira no MBA em saneamento no Brasil, junto com a FGV, é um passo determinante na jornada da Aegea, segundo o CEO Radamés Casseb. Para ele, a empresa foi criada para atuar no setor fundamentada em pessoas prestando serviços para pessoas, e por isso são feitos tantos investimentos em educação; tem tudo a ver com a Aegea.
Ele afirma que a atitude pioneira vai ajudar a alavancar ainda mais o setor. “Representa a criação de uma nova cadeia de lideranças que vai colocar em prática o aprendizado adquirido, vai exercer influência a partir de uma visão crítica proporcionada nesse programa para os mais variados negócios em que a Aegea atua”, diz o CEO da Aegea.
“Investir em pessoas por meio da educação é desenvolver novas ferramentas para atender ao cliente, é fazer com que as ligações de água e esgoto cheguem mais rápido à casa das pessoas, é criar novas soluções que vão transformar a vida de comunidades inteiras, enfim, faz parte da alavanca do desenvolvimento do saneamento no Brasil”, afirma Radamés Casseb.
Na aula magna, realizada em dezembro, os aprovados comemoraram pelo acesso ao conhecimento que também será disseminado nas unidades onde atuam. “É uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e estar, a empresa toda, caminhando na mesma direção”, aponta Ítalo Edison de Souza, gerente de Operações da Águas Guariroba (MS).
“Uma expectativa enorme, o MBA vai ajudar a ampliar o conhecimento na área do saneamento. Temos o novo Marco Regulatório, que precisa ser amplamente debatido a fim de que possamos levar para as nossas unidades, para o nosso dia a dia, para cada vez mais evoluir”, diz Diego da Silva Freitas, gerente de Operações da Águas de Manaus (AM).
Leonardo Gonçalves, diretor-executivo da Águas de Guarantã (MT), acredita que o MBA vai ajudar a Aegea a ser mais eficiente. “A oportunidade única que a Aegea está proporcionando aos colaboradores vai fortalecer, vai ajudar as nossas operações a serem mais eficientes nos processos, uma vez que o curso vai conciliar experiências do time com o conhecimento da FGV”, afirma.
“Passou um filme pela minha cabeça, de todo o tempo em que estou na Aegea, acredito que vai ser incrível para a minha carreira”, diz Aline Póvoas, gerente de Planejamento e Controle da Prolagos (RJ). “O MBA veio para somar trazendo mais informação, é uma expectativa inigualável”, complementa Diogo Gasparin, gerente de Operações da Águas de Guarantã (MT).
O clima foi de comemoração também entre os aprovados no vestibular da segunda turma de Tecnologia em Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento. O curso feito em parceria entre a Academia Aegea e a UniFaj-EAD era muito esperado por colaboradores que não conseguiram ter um diploma universitário ou querem ampliar os conhecimentos na área.
A Academia Aegea inovou ainda mais com reforço a fim de que os selecionados para fazer o vestibular pudessem ter um melhor desempenho nas provas. Teve aulas de matemática, língua portuguesa, interpretação de texto, conhecimentos gerais e redação. Foram aprovados 50 colaboradores de todas as regionais da Aegea.