edição 34 | janeiro 2022

SANEAR É VIVER

Educadores são incentivados a falar sobre saneamento em sala de aula

Texto: Thais Tomie

Além dos serviços que levam mais saúde e melhoram a qualidade de vida dos moradores das cidades, a Aegea participa ativamente de ações sociais e de sustentabilidade que aproximam a comunidade das empresas e promovem a educação ambiental.

Um dos programas da Aegea é o Sanear é Viver, voltado para a capacitação socioambiental de professores da rede pública de ensino. Implantado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, o programa fomenta o estudo do processo de saneamento.

A Aegea MT2, responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no Estado de Mato Grosso, levou o Sanear é Viver para cinco de suas unidades: Águas de Barra do Garças, Águas de Campo Verde, Águas de Jauru, Águas de Pedra Preta e Águas de Primavera.

Na primeira etapa do programa, foram selecionados os planos de aula (um por cidade) elaborados ao longo do período letivo de 2021, por professores regentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais.

O plano de aula apresentou uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI), que, a partir do tema proposto, contempla atividades entre os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Artes, Educação Física, Geografia e Ciências.

A empresa ofereceu ainda uma capacitação e também auxiliou o professor na elaboração do plano de aula. Os educadores foram incentivados a abordar temas como: saneamento e problemas relacionados à falta dele, a importância da desativação das fossas, tratamento de esgoto, entre outros.

De acordo com o responsável pela área de Responsabilidade Social da Aegea MT, David Garib, o programa estimula os professores a desenvolverem ideias que levem o assunto saneamento para os alunos, que são multiplicadores de atitudes ambientalmente responsáveis.

“Nosso objetivo é agregar conhecimento e valor sobre a importância e os benefícios que o saneamento proporciona para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa promove o debate nas escolas, contribuindo com o fomento da educação ambiental”, pontua.

“Estamos realmente muito felizes de participar desse concurso. Hoje, o esforço da nossa equipe é conseguir colocar nossa cidade em destaque no estado. Esse trabalho vai fazer a diferença na educação de Barra do Garças, motivando nossos profissionais e alunos”, comenta a coordenadora da Formação Pedagógica em Barra do Garças, Pricila Moraes.

Premiação

Os três melhores planos de aula serão premiados. Os professores responsáveis pela elaboração deses planos ganham um notebook (1º lugar) e celulares (2º e 3º lugares). Os educadores classificados do 4º ao 13º lugar receberão um tablet.