edição 34 | janeiro 2022

AEGEA ES

Investimentos de PPP tornam a ETE Manguinhos a mais eficiente do ES

Texto: Igor Alexandre

Em busca de aperfeiçoar os serviços de esgoto, a Parceria Público-Privada Cesan e Ambiental Serra não tem medido esforços para modernizar sua estrutura. Nos últimos anos, todas as estações de tratamento de esgoto (ETE) da empresa passaram por melhorias. Com investimento específico de cerca de R$ 13 milhões, a ETE Manguinhos recebeu equipamentos de última geração que a tornarão a mais eficiente do Espírito Santo.

Entre as aquisições, destaque para o filtro disco rotativo, de tecnologia italiana, o segundo instalado em todo o país. “Ele permite filtrar o efluente já tratado para devolver à natureza um efluente com uma qualidade elevada, ainda melhor do que a atual”, explica a coordenadora de Operações da PPP, Isabelly Gonçalves.

Também foram instalados novos sistemas de aeração por ar difuso. A coordenadora aponta dois pontos valiosos nesse tipo de modernização do serviço. “São melhorias muito importantes, pois nos possibilitam ter um impacto direto no aumento da eficiência de tratamento do esgoto, além de uma economia energética no processo”, completa.

Foram investidos ainda recursos em um novo preliminar compacto, um decantador secundário e um sistema compacto de desidratação. Todos contribuem de forma específica para cada parte do tratamento do efluente. A ETE Manguinhos atende atualmente 65 mil pessoas e trata 290 milhões de litros de esgoto por mês.

Novas melhorias

Outra estação de tratamento que evoluiu foi a da região de Serra Sede. A unidade obteve as substituições de todo material filtrante, da linha de aeração e das calhas do reator. Além disso, foi instalada uma nova calha parshall e foram reformados todos os sopradores.

Por meio dessas mudanças, a ETE atingiu 90% de eficiência média no tratamento do esgoto. Mensalmente são tratados 148 milhões de litros de efluentes na unidade, beneficiando diretamente 34 mil pessoas.