edição 33 | outubro 2021
Texto: Luciana Zonta
Em uma ação inédita no estado, as unidades da Aegea em Santa Catarina divulgaram um balanço das ações para que os moradores conheçam em detalhes essas ações que a Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul realizam.
Com transparência e sustentadas pelos pilares social, ambiental e econômico, as concessionárias divulgaram o Balanço Social 2020. Apesar do nome, o relatório contempla diferentes ações realizadas no âmbito do contrato de concessão, abrangendo também aspectos além dos sociais.
“É o primeiro balanço que realizamos. Retrata a nossa preocupação com o social, a área ambiental e o pilar econômico”, comenta a diretora-presidente das concessionárias da Aegea SC, Reginalva Mureb. “Destacamos, em especial, três pontos importantes na decisão de divulgar nossos resultados: a necessária transparência com a população; a reunião de informações que permitirão comparar o nosso desempenho ao longo do contrato; e uma visão global de como impactamos com nossos serviços os nossos clientes, nossos colaboradores e fornecedores, e o meio ambiente”, completa.
Reginalva reforça que o documento tem como referência o ano de 2020, que marcou o início da pandemia que o mundo ainda atravessa, um período de grandes desafios para todos. “Contamos com o apoio de nossos profissionais e, juntos, conseguimos identificar caminhos para seguir em frente, atendendo à comunidade e protegendo a saúde de nossos colaboradores e clientes”, afirma.
O relatório apresenta como as concessionárias de Santa Catarina atuaram durante a pandemia, o que fizeram para garantir água à população e tratar o esgoto, como se relacionaram com os vários públicos, a atuação na área ambiental e os resultados, especialmente os sociais e ambientais. “Medimos a satisfação do cliente para avaliar a nossa atuação. Nós estamos aqui para servir à população; este é o nosso foco”, explica.
Para o diretor-executivo das empresas, Rodrigo Lacerda, “a busca pela melhoria contínua faz parte da gestão da empresa. Além das ações internas, são valorizadas parcerias e diálogos constantes com a população nos mais diferentes temas, buscando colaborar para o desenvolvimento sustentável na região de influência”, finaliza ele.