edição 33 | outubro 2021
Texto: Rosiney Bigattão
O Prêmio Inovação Aegea está na quinta edição, sempre estimulando colaboradores a pensarem diferente dentro da sua área de atuação. As melhores ideias, que foram colocadas em prática nos últimos 12 meses e tiveram bons resultados, são premiadas.
Além de reconhecer as iniciativas e os profissionais envolvidos, a premiação busca difundir as melhores práticas na Aegea, gerando escala para as ideias premiadas. Já que a prerrogativa é a de o projeto ter sido implantado e ter demonstrado bons resultados, ele é levado para outras unidades do grupo.
O prêmio, além do reconhecimento e da divulgação dos primeiros colocados, vai distribuir AegeaCoins – a moeda virtual da Inovae –, que podem ser trocadas dentro da própria plataforma. São 12.000 para cada membro da equipe que ficar em 1º lugar, 8.000 para o 2º, 6.000 para o 3º e 4.000 para os finalistas em 4º e 5º lugares.
Por causa da pandemia, o prêmio será realizado em apenas um dia e terá apenas uma categoria: otimização técnica e processos. São projetos que agregam valor e suportam a atividade principal da Aegea, ou seja, trazem melhorias ao desempenho das áreas e aos processos internos.
Além de todas as áreas, podem participar também do Prêmio Inovação Aegea colaboradores de todas as funções, com exceção dos gerentes e diretores. Agora, eles podem compartilhar suas iniciativas nas campanhas Coinovação e Inovação Aberta, na plataforma Inovae.
“Depois do prêmio, as campanhas vão ser divididas em três grupos: um é o de Inovação Interna, para as inovações implantadas pelos próprios colaboradores; outro chamado de Coinovação, para os projetos em parceria de outra empresa ou startup; e o que estamos chamando de Inovação Aberta, voltado para os executivos da companhia. São novos modelos de negócio, novas formas de atuação, novos mercados ou negócios para a companhia”, explica Klaus Paz, coordenador de Inovação da Aegea.
Nos últimos anos a Aegea vem sendo reconhecida como uma das empresas mais inovadoras no setor. Internamente, a empresa vem percorrendo um amplo caminho para abrir espaço aos profissionais que querem inovar. O Prêmio Inovação Aegea faz parte dessa caminhada.
Outro passo para estimular a inovação foi a criação da plataforma Inovae. No ar há dois anos, é um espaço aberto onde todos podem colocar suas novas ideias. O prêmio é realizado por meio dela.
A Inovae funciona como uma ação de intraempreendedorismo – o que acontece dentro da empresa e resulta em melhorias nos processos internos, no desenvolvimento de novos produtos, novas soluções ou iniciativas de negócios.
A Academia Aegea dá uma forcinha para incentivar a inovação na empresa com oficinas, treinamentos e capacitações. A Trilha da Inovação, disponível na plataforma, é uma delas, com o passo a passo para se tornar inovador.
A trilha é baseada no ciclo da inovação e tem cinco etapas: Desafio, Escutar, Gerar, Arquitetar e Solução. Um vídeo explica cada procedimento e auxilia no uso das ferramentas.
Este ano foi criado um grupo executivo para dar diretrizes ao trabalho de inovação. Participam Fernanda Bassanesi, diretora de Gestão; Eduardo Mendes, diretor de TI; Fernando Humphreys, diretor da Aegea Engenharia; Marco Aurélio Pereira da Silva, gerente de Infraestrutura Digital; e Klaus Paz, coordenador de Inovação da Aegea.
Entre as ações do Grupo de Inovação está a de fomento. “Mapeamos tendências e buscamos parceiros, sejam em universidades ou órgãos de fomento. Agora estamos fortalecendo a atuação com startups”, afirma Klaus Paz (veja matéria sobre as startups nesta edição).