edição 33 | outubro 2021

PROJETO PIONEIROS

Jovens de escolas públicas ajudam a transformar suas comunidades

Texto: Kamila Macedo e Rosiney Bigattão

Soluções inovadoras para resolver os problemas encontrados em relação ao saneamento desenvolvidas por jovens que vivem nas comunidades. Este é um dos principais objetivos do Projeto Pioneiros, que está na terceira edição e acontece em todas as regionais da Aegea.

É um projeto que traz melhorias para a empresa, ao fortalecer o relacionamento com a comunidade, e para os jovens, que têm uma chance de conhecer uma nova profissão – uma não, várias, pois o saneamento envolve muitas áreas.

Além disso, o Pioneiros valoriza a diversidade. Jovens indígenas, quilombolas e refugiados, filhos de colaboradores e pescadores, enfim, um grupo diverso, que representa a sociedade brasileira, pode encontrar espaço para se desenvolver por meio do projeto.

Capacitação para os voluntários

Aproximadamente 150 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de nove unidades da Aegea, em nove estados, se beneficiam diretamente da iniciativa. Ao aproximar a empresa da comunidade e difundir informações sobre o saneamento, o projeto amplia as oportunidades aos jovens.

Eles passam a conhecer melhor a operação de saneamento da cidade deles, as áreas e os profissionais envolvidos em cada etapa do processo e podem, inclusive, descobrir uma nova profissão. Os colaboradores das unidades da Aegea participam como voluntários e são capacitados como tutores voluntários e apresentadores. Acompanham os jovens até a entrega dos projetos finais.

Jovens aprendem a desenvolver um projeto

A proposta do Pioneiros é também fazer com que os alunos se voltem sobre a realidade do local onde vivem, desenvolvendo projetos em um ambiente de inovação operacional e social, onde podem surgir ideias com retornos interessantes tanto para a concessionária quanto para a comunidade.

Durante o Pioneiros, eles fazem um treinamento específico para elaborar um projeto, desde a concepção. Aprendem também a organizar as ideias e recebem dicas de apresentação. E o melhor: além de serem reconhecidos localmente, os melhores projetos de cada unidade participante são classificados e concorrem a uma premiação nacional, prevista para acontecer em janeiro de 2022.

Como funciona?

Jovens selecionados participam de apresentações de colaboradores voluntários, os tutores, de diversas áreas da concessionária, sobre sua atividade e carreira. Ao fim, os jovens, em duplas, são desafiados a desenvolver um projeto de melhoria para sua comunidade, com apoio de colaboradores voluntários que selecionaram como mentores.

Em 2021, seguindo as restrições impostas pela pandemia, a maior parte das atividades está sendo realizada on-line. A unidade empresta tablets com conexão à internet para que aqueles que não têm possam participar do projeto. Além das apresentações do Pioneiros, a Aegea oferece aos participantes acesso a cursos selecionados da Academia Aegea.

Outras edições do Projeto Pioneiros

A 2ª edição, em 2020, foi realizada em dez unidades de seis estados e duas regionais em formato totalmente on-line, em decorrência da pandemia da COVID-19. Contou com a participação de 106 jovens e 54 tutores voluntários.

Um projeto de cada unidade se classificou para a etapa nacional, que teve como vencedores os projetos “Mude os hábitos, mude o mundo”, da Águas de Teresina (PI); “Renovando a interação entre as comunidades locais e suas ETEs”, da Águas de Manaus (AM); e “De óleo no futuro”, da Águas de Sinop (MT).

Em 2019 foi realizada a edição piloto. Aconteceu presencialmente em quatro unidades, de duas regionais, beneficiando 80 alunos. Houve premiação nacional para projetos da Prolagos (RJ), Águas de Timon (MA) e Águas de Teresina (PI).