edição 33 | outubro 2021
Texto: : Camila Cordeiro e Rosiney Bigattão
Para buscar soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor, a Aegea criou um programa de aceleração em parceria com a Innovation Latam. É o 1º Ciclo de Desafios Inova Saneamento da Aegea, que está recebendo projetos desenvolvidos por startups. As interessadas podem se inscrever por meio do link no fim do texto.
O programa de aceleração está dividido em quatro desafios: Gestão e Relacionamento com Stakeholders; Plataforma de Gestão de Serviços Prestados; Atualização Cadastral; e Autoleitura dos Hidrômetros (veja o detalhamento abaixo). As startups também podem inscrever projetos na área de energia que auxiliem no tratamento de água, reduzam o impacto social e ambiental e tragam o conceito de smart cities, as cidades inteligentes.
Entre os benefícios e as oportunidades em participar desta iniciativa, a startup contará com mentorias de especialistas da Aegea. Por meio delas, podem desenvolver a proposta de valor do produto, gerando visibilidade para importantes lideranças. Vão promover ainda a aceleração dos negócios com oportunidades de contratação e investimentos pela empresa.
“O Brasil tem 35 milhões de pessoas sem água tratada e cerca de 100 milhões sem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. Desafios que estimulam as empresas a desenvolverem ações e projetos que resultem em impactos econômicos e sociais. A ideia da Aegea em apostar em startups é fato inerente às nossas premissas em ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) e na estimulação da inovação em diferentes regiões do país”, afirma Klaus Paz, coordenador de Inovação da Aegea.
Além desta iniciativa, a empresa faz parte do World Water Innovation Fund (Fundo Mundial de Inovação da Água), que une as maiores empresas de todo o mundo para encontrar, desenvolver e acelerar as tecnologias inovadoras. Para que haja mudanças no atual cenário do saneamento no Brasil, é necessário desenvolver projetos assim.
A oportunidade de trabalhar com startups para reduzir o déficit do setor reforça o compromisso da Aegea em praticar ações que resultem na melhoria de qualidade de vida da população nos locais em que atua.
Gestão e Relacionamento com Stakeholders: que consiste na criação de ferramentas que possam facilitar o engajamento e a comunicação da companhia em novos locais de atuação.
Plataforma de Gestão de Serviços Prestados: para buscar soluções para cadastro e remuneração dos serviços prestados pelas comunidades em que a Aegea está inserida.
Atualização Cadastral: para o desenvolvimento de soluções que possibilitem a atualização cadastral automática ou integrada de dados, como faixa de renda, quantidade de pessoas no mesmo domicílio, informações de contato, etc.
Autoleitura dos Hidrômetros: com o objetivo de reduzir os esforços dos colaboradores e otimizar o tempo de desenvolvimento em ferramentas que possam dar autonomia para o próprio usuário realizar a leitura e computar seus dados.
Área de energia: projetos que auxiliam no processo de tratamento de água, reduzindo o impacto social e ambiental, e no conceito de smart cities, as cidades inteligentes.
Para saber mais, participar e se inscrever, acesse este link.