edição 33 | outubro 2021

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO

Painel analisa a jornada de colaboradores por meio de gráficos

Texto: Janaína Novellino

Uma gestão de ponto mais transparente, maior assertividade e eficiência no controle da jornada de trabalho dos colaboradores e melhorias na qualidade de vida dos funcionários. Estes são alguns dos benefícios trazidos pelo Painel Folha de Ponto, desenvolvido pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) da Prolagos (RJ). A ferramenta desenvolvida na Região dos Lagos do Rio de Janeiro rompeu fronteiras e também está sendo utilizada pelas concessionárias Mirante, Águas de Holambra, Águas de Matão, Águas de Bombinhas, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Camboriú, além da Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Metrosul.

O desenvolvimento

O programa surgiu da necessidade de a concessionária criar um mecanismo mais eficiente e detalhado, visto que o ADP Expert, ferramenta que gerencia o ponto nas unidades, gerava informações complexas e separadas que, para haver o cruzamento das informações, exigia investimento de tempo e elaboração à parte de indicadores. “Criamos um robô de automação (RPA), que acessa o sistema do ADP e extrai a folha de ponto dos colaboradores, com todos os registros (entrada, saída, horário de almoço) que são gerados em um PDF. O robô converte as informações para um banco de dados e gráficos, com painéis e análises”, explica Alexandre Andrade, coordenador de Qualidade da Prolagos, responsável pelo Escritório de Projetos e Processos.

O painel permite que gerentes, coordenadores e supervisores acompanhem o dia a dia dos funcionários e avaliem todos os dados disponíveis, como hora intrajornada, ausências e registro de hora extra. “O programa veio para contribuir de forma determinante com a otimização de tempo. Foi elaborado para ser de fácil acesso e cruzar informações que contribuem para análises de dados que influenciam no dia a dia e na tomada de decisões. Assim, conseguimos mensurar possíveis impactos. Por não se tratar de uma ferramenta engessada, as informações podem ser visualizadas de forma macro ou holística conforme a necessidade de análise”, afirma Fernanda Lima, coordenadora de Recursos Humanos da Prolagos.

A ferramenta foi idealizada em 2019, ficou suspensa no início da pandemia e ao ser retomada, em meados de 2020, foi disponibilizada para toda a Regional 2, com um painel de dados e filtros específicos para cada unidade. “Acredito que a ferramenta pode ser um instrumento para melhorar a gestão de pessoas, focar nas oportunidades de ajustes e identificar as necessidades de melhoria na qualidade de vida em termos de jornada de trabalho. É uma aliada para todo gestor”, pontua Carolina Pardo, gerente de Recursos Humanos da R2.