edição 33 | outubro 2021
Texto: Rosiney Bigattão
O 6 de março de 2020 é um marco na trajetória da Academia Aegea, que lançou, em uma atitude pioneira no país, o primeiro curso de graduação desenvolvido para as necessidades de negócio de uma empresa de saneamento. E vai ficar registrado para sempre também na memória de pessoas como o Eder Freitas.
Vindo de Manaus (AM), ele desembarcou naquele dia em Indaiatuba (SP) para a aula inaugural da graduação superior com que ele tanto sonhava. “Nunca tinha tido uma oportunidade tão grandiosa como essa”, diz Eder Freitas de Oliveira, quase 18 meses depois, prestes a se formar. Ele é um dos 50 formandos do Curso de Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento.
Eder abraçou a oportunidade de ter um diploma universitário com muita dedicação. No ranking feito a cada período para premiar os melhores alunos como forma de incentivar os estudos, ele foi reconhecido em todos. Recebeu o certificado de 3º lugar duas vezes e, no fim, ficou em 1º. “O curso é bem desafiador, é preciso disciplina, mas valeu a pena. Aprendi muito”, conta ele.
Mesmo antes de se formar, o aluno também comemora os ganhos na carreira. “Quando eu embarquei para aquela aula inaugural, eu era o menor salário da turma da Águas de Manaus. Era operador do sistema de lodo de uma estação de tratamento de água. Agora, sou supervisor de ETA de três unidades da concessionária. Foi um salto que eu nem consigo dimensionar”, diz.
São muitos os bons exemplos do curso de graduação. “Fizemos uma pesquisa de satisfação entre os alunos e eles são unânimes em afirmar que o curso foi transformador”, conta o parceiro da Aegea no projeto, Leandro Morilhas, da empresa Leandro Morilhas Soluções Educacionais. Todos apontam que tiveram crescimento acadêmico e de carreira.
Entre os formandos, 40% foram promovidos para uma posição de liderança. “Um dos diferenciais do curso é estar alinhado ao negócio, integrando teoria e prática. Assim, nos projetos realizados a cada período, uma questão do dia a dia da operação da Aegea era estudada e resolvida pelos alunos”, explica Valéria Roza, analista de Educação Corporativa da Academia Aegea.
No fim do curso, será entregue à Aegea um book com oito projetos contendo soluções que podem ser colocadas em prática pela empresa.
Ter na formatura o mesmo número de alunos que ingressou no curso é motivo de orgulho. “Mostra que estamos no caminho certo. A graduação é uma oportunidade de desenvolvimento não só para o aluno. Há crescimento para o estudante, para a unidade em que ele trabalha e para toda a Aegea”, afirma Kátia Morato, analista de Educação Corporativa da Academia Aegea.
A equipe da Academia Aegea tem motivos em dose dupla para comemorar. O início do processo seletivo para a segunda turma acontece logo após a formatura da primeira. “Segunda turma! É um orgulho para nós que o projeto tenha sido um sucesso e que poderemos proporcionar experiências semelhantes para mais 50 colaboradores”, diz Adriana Barros, coordenadora de Educação Corporativa da Academia Aegea.
“Criar o curso de graduação superior foi uma atitude pioneira, muito inovadora, que envolveu praticamente todos os setores e unidades do grupo”, relembra Adriana. Depois, veio a pandemia e novos desafios. “Então, ver essa turma se formando, com 100% de aproveitamento, e iniciar a formação de uma nova, é gratificante demais”, conclui ela.
O Curso de Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento é on-line e totalmente voltado para as necessidades da Aegea. Tem um viés muito prático, com trabalhos desenvolvidos a partir de situações reais que podem acontecer na gestão de qualquer concessionária.
Uma atitude pioneira no país, um salto de qualidade na formação profissional e a realização de um sonho para muitos colaboradores. A grade curricular do primeiro curso de graduação in company do Brasil inclui disciplinas como Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Mapeamento e Modelagem de Processos e Negociação.