edição 33 | outubro 2021
Texto: Kamila Macedo
Desde que passou a atuar na cidade, a Águas de Manaus vem ampliando o número de beneficiários da Tarifa Social, passando de 22 mil para 70 mil famílias alcançadas. O benefício concede 50% de desconto no valor da conta de água e esgoto para as famílias de baixa renda. A Tarifa Social é um programa implantado em todas as unidades da Aegea e permite ampliar o acesso aos serviços em áreas de vulnerabilidade social.
Na capital do Amazonas, é chamado carinhosamente pela Águas de Manaus por Tarifa Social Manauara. Depois de ampliar em mais de 230% o acesso ao benefício, a meta agora é proteger 100 mil famílias, o equivalente a 400 mil pessoas. Dessa forma, a concessionária vai transformar Manaus na capital brasileira com a maior parcela de beneficiados com a Tarifa Social. Até o ano que vem, aproximadamente 20% da população terá acesso ao benefício.
Assim, pessoas como a doméstica Marlene Santos, moradora da zona leste de Manaus, terão acesso a água tratada por um valor que não impacta seu orçamento. “Moro há 22 anos no beco Vitória, no Jorge Teixeira II, e já cheguei até a utilizar cacimba para conseguir um pouco de água. Desde que a Águas de Manaus fez um trabalho aqui e instalou um ‘relógio’ (hidrômetro) na minha casa, não tive mais problemas. Consigo até tomar banho de chuveiro de tão forte que a água ficou. Também pago uma taxa que cabe no bolso, que é a Tarifa Social. Esse trabalho foi uma bênção”, disse.
“A água tratada é um direito de todos e a Tarifa Social Manauara chega para promover justiça social. Desde que passamos a atuar na cidade, desenvolvemos um trabalho voltado para as pessoas que moram em áreas vulneráveis. Agora, queremos transformar Manaus em referência nesse quesito, sendo a capital com o maior número de beneficiados no país”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
A população mais vulnerável de Manaus vem sendo beneficiada pela concessionária nos últimos três anos, seja com ações de responsabilidade social ou com infraestrutura de abastecimento. Regiões de becos, palafitas, escadões e rip raps, que não contavam com redes regulares, passaram a receber água tratada nas torneiras. Um estudo do Instituto Trata Brasil mostra o impacto na população antes e depois da chegada do serviço.
Mais de 95 km de tubulações já foram implantados em áreas de vulnerabilidade localizadas em 43 bairros da cidade. Em muitos dos casos, a fatura de água se tornou o primeiro comprovante de residência da família. Além disso, a concessionária também desenvolveu uma série de ações relacionadas à pandemia da COVID-19 e à cheia do Rio Negro.
A pessoa que deseja receber a Tarifa Social Manauara precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, ou em programas sociais como o Bolsa Família. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês, o equivalente a 30 caixas de 500 litros de água.