edição 33 | outubro 2021
Texto: Maria Luiza Moreira
Em apenas um ano, muita coisa vai mudar no município de Timon (MA). A cidade saltará de 3% para 33% na cobertura de esgoto e as obras já acontecem a todo vapor desde maio deste ano. Para atingir esse resultado, a empresa Águas de Timon está realizando a implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto, além da construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e de uma elevatória de esgoto.
Na primeira etapa, as obras de implantação de rede contemplarão cerca de dez bairros, contudo o benefício é para toda a cidade. Até o início de setembro já foram implantados mais de 13 mil metros de rede. “Esse é o maior investimento em esgotamento sanitário já realizado no município e a transformação está apenas começando. Assim, estamos no rol de cidades que vão avançar significativamente em pouco tempo”, afirma o gerente de Engenharia da concessionária, Cassiano Costa.
As demais frentes de obra também acontecem em ritmo acelerado. A ETE está sendo construída no povoado Piranhas, zona rural de Timon, e já foram realizadas a terraplanagem, colocação de estacas e fundações. A elevatória de esgoto também está em execução. Com capacidade de bombeamento para 500 litros por segundo, a nova elevatória servirá para levar o efluente a ser tratado até as áreas mais distantes da cidade.
Ainda como parte do programa Timon Saneada II, a Águas de Timon deu início à construção da Unidade Escolar Norberto Moreira Lima, na Avenida Boa Vista, zona rural. A nova escola substitui a antiga edificação que era localizada na área onde hoje está sendo construída a nova ETE. Com mais de cinco mil metros quadrados, a escola terá capacidade para 110 alunos, na faixa etária de 6 a 14 anos, em período integral.
O projeto atende ainda às recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com todas as salas climatizadas, a unidade escolar contará com três banheiros, sendo um adaptado para acessibilidade, cantina, depósito, diretoria, seis salas de estudo, sala de informática, sala multimídia, pátio coberto e horta comunitária. As aulas serão ministradas aos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
“A escola precisou ser remanejada e aproveitamos a oportunidade para construir um local muito bacana e acolhedor aos alunos, que vai além de um simples espaço de estudo. A unidade escolar será um símbolo de sustentabilidade, refletindo diretamente na aprendizagem de crianças e jovens. A intenção é de que eles sejam verdadeiros defensores do meio ambiente”, avalia a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.
A meta é que, até 2026, esgotos a céu aberto deixem de existir no município, que passará a ser o mais saneado do Estado do Maranhão. Ao todo, a Águas de Timon vai investir R$ 168 milhões para atingir a universalização do esgotamento sanitário, partindo na frente no que diz respeito ao Marco Legal do Saneamento. “Isso significa mais saúde, qualidade de vida, preservação ambiental, valorização imobiliária e dignidade para as famílias. Isso é o que nos move”, destaca Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon.