edição 33 | outubro 2021
Texto: Débora Ferneda
Para aprimorar e facilitar a execução dos processos operacionais, a inovação tecnológica que está presente em todas as unidades da Aegea é prioridade também na rotina dos serviços da Mirante. Para isso, desde o início da operação no município, a concessionária investe incessantemente em métodos de pesquisa e desenvolvimento. A nova aposta da concessionária consiste na implantação de um sistema de mapeamento de foto aéreo, que utiliza inteligência artificial nas operações de topografia.
Implementada pela área de Engenharia, a tecnologia envolve a execução dos procedimentos de topografia com a utilização de um drone, que faz o mapeamento prévio da área e possibilita o registro dos dados em 3D, que permite a elaboração de projetos mais realistas.
Na prática, o novo sistema opera da seguinte forma: coleta dos pontos topográficos, demarcação dos pontos de controle e posteriormente o voo do drone, que capta as informações e envia em tempo real esse mapeamento para um software controlado pela área de Inovação da Aegea, no CAA (Centro Administrativo Aegea), em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Logo após, as imagens são processadas e enviadas à área de Engenharia da Mirante, que dará continuidade às próximas etapas.
No processo anterior, o engenheiro fazia a demarcação por um método manual de todos os pontos da área a ser estudada, o que levava cerca de dois dias para concluir essa metodologia. Com a adoção deste novo sistema de inteligência artificial, o procedimento é finalizado em três horas.
Antes da implantação definitiva, o novo método foi submetido a várias fases de estudos preliminares que envolveram as etapas de testes de voo com o equipamento e treinamentos para a operação do sistema. Com o investimento da ordem de R$ 32 mil, o projeto implantado em Piracicaba (SP) é o primeiro em execução entre os mais de 126 municípios que compõem o grupo Aegea.
Para a implementação do método, além do investimento na compra do equipamento, a concessionária realizou também uma reformulação do processo e internalizou o trabalho de topografia, que antes era executado por meio da contratação de empresa terceirizada. Com essa alteração na concepção do serviço, a empresa obteve uma enorme redução nas despesas relacionadas ao processo, que passou de R$ 15 mil para R$ 3 mil.
De acordo com o supervisor de Serviços, Giovan Christofolletti, que coordenou o projeto, os benefícios obtidos pela adoção deste novo método vão além da economia financeira, possibilitando agilizar o atendimento das demandas dos usuários.
“Os benefícios envolvem também a otimização do tempo de execução e a gestão mais autônoma do projeto. Esse procedimento confere mais qualidade ao serviço, uma vez que passa a ser executado pela equipe técnica da concessionária. Por sua vez, se tem um grau maior de controle e fiscalização ao processo e, com isso, o usuário ganha com mais eficiência e agilidade nos serviços prestados”, explica Giovan.
A iniciativa em testar a implantação da tecnologia na unidade foi intermediada por Giovan Christofolletti. Ele havia concluído um curso técnico e obteve a licença para pilotar drones. Depois, se uniu a Laís Fonseca Gomes, que era coordenadora de Serviços e Operações à época. Juntos, conduziram e reformularam toda a estrutura do processo para conseguir agregar esta nova tecnologia às operações de campo.
Segundo projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de setembro, a inteligência artificial “funciona por meio de programações usadas em sistemas computacionais, aplicativos ou mesmo máquinas que permitam ao programa aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações ou classificações ou tomando decisões”. Fonte: Agência Câmara de Notícias.