edição 29 | novembro 2020
Texto: Lucas Nogueira
Com esta nova conquista, a Aegea Saneamento passa a operar em 126 cidades, distribuídas em 12 estados, e a atender mais de 11 milhões de pessoas. Com diferentes modelos de contrato, a empresa totaliza seis Parcerias Público-Privadas em seu escopo de atendimento. Também na mesma semana a companhia venceu a licitação da Cesan para os serviços de esgotamento sanitário em Cariacica, no Espírito Santo.
“A Aegea já atua com esse modelo de Parceria Público-Privada, como Piracicaba, no interior de São Paulo, que é uma das cidades líderes nos índices de saneamento do país. Continuaremos firmes em nosso propósito de contribuir para a universalização dos serviços de saneamento no Estado de Mato Grosso do Sul”, afirma Casseb.
Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina, e o distrito de Nova Esperança.
“As cidades de Serra e Vila Velha, também no Espírito Santo, estão em nosso escopo de atendimento com grandes resultados conquistados. Proporcionar o saneamento adequado para mais um importante município do estado, com a Cesan que já é nossa parceira, é um motivo de orgulho para a companhia”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Além da cidade de Cariacica, a concessão administrativa da Cesan prevê o tratamento de esgoto dos bairros do município de Viana. A estimativa de investimento é de R$ 580 milhões em 30 anos de concessão, beneficiando mais de 400 mil pessoas. O índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto atual é de 45% e a meta é atingir a universalização até o décimo ano de concessão. Segundo dados de 2018 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e 35 milhões não acessam água tratada.
“A empresa acredita e confia no modelo de Parceria Público-Privada, com base em concessões bem-sucedidas já existentes. A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado a nossa eficiência operacional e investimentos, será fundamental para contribuir com a universalização do saneamento nessa região”, completa Casseb.
A Cesan continuará responsável por captação, tratamento e distribuição da água na região. A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o Poder Público e o setor privado. Com o novo marco regulatório do saneamento iniciativas como esta serão potencializadas, gerando novas oportunidades de investimentos em um ambiente ainda mais seguro.
O leilão foi realizado na B3, em São Paulo, e contou com a participação de outras seis empresas. A Aegea ofereceu um desconto de 38,12% com uma tarifa de R$ 0,99 por m³ de esgoto faturado.