edição 32 | julho 2021
Texto: Rosiney Bigattão
A nova gerente de Integridade da Aegea, Janaína de Queiroz Moraes, foi escolhida em um processo seletivo por meio de um headhunter e chega à empresa trazendo uma experiência de 20 anos de carreira, sendo que 15 deles foram dedicados a integridade e ética empresarial. Atuou na área de compliance de multinacionais americanas e europeias de segmentos como o de saúde, mineração, energia e bancário.
O primeiro desafio foi em 2005. “Fui designada para assumir a área de Compliance na empresa em que trabalhava, uma multinacional dinamarquesa, de capital aberto, listada na Bolsa de NY. Nesse contexto, vi na integridade e ética empresarial um mundo de oportunidades, por meio das quais eu poderia agregar valor ao negócio. Elas são fundamentais em toda a cadeia de negócios, desde o planejamento estratégico, nas tomadas de decisões, e, sobretudo, no mindset de todos os colaboradores, administradores e executivos da companhia”, conta ela.
“Sempre atuei no segmento corporativo, pois gosto do desafio de pensar estrategicamente, além da técnica. Nas empresas somos constantemente desafiados pelo ‘Mundo VUCA’, pois se trata, de fato, de um ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, em constante transformação, que nos exige um aprendizado constante”, diz Janaína. A nova gerente gosta mesmo de aprender e, nos dois últimos anos, também se dedica à vida acadêmica.
Na Aegea, também pretende compartilhar o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos anos. “Trabalhar com integridade faz parte dos meus valores, do meu caráter e propósito de vida”, afirma. E é com toda essa bagagem que ela pretende atingir o maior objetivo: uma conscientização maior de que o compromisso com a ética e a transparência é responsabilidade individual de cada colaborador e não somente da área de Integridade.
“Queremos que todos conheçam e tenham orgulho de viver a cultura de integridade da Aegea. Que, antes da tomada de decisão, cada um se pergunte: o que eu pretendo fazer está certo? Antes mesmo de se questionarem se estão agindo de acordo com as políticas da empresa, tendo sempre a consciência de que ‘o que é certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo, e o errado é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo’”, conta ela.
Para aproveitar melhor os talentos e desenvolver um time multidisciplinar de alta performance, uma das primeiras ações implementadas foi reestruturar as equipes. Agora, elas estão interconectadas e divididas por especialização. São cinco frentes de atuação: preventiva, cultural, investigativa, estratégica e reputacional (veja box no fim do texto).
“Este é um dos grandes diferenciais da Aegea, pois a maioria das empresas não tem um time interno qualificado para realizar este trabalho, principalmente o de inteligência de pesquisa reputacional. Geralmente é um serviço terceirizado, limitado à verificação dos grandes e principais parceiros comerciais”, aponta a gerente Janaína de Queiroz Moraes.
Além de ser terceirizado, o serviço é seletivo em função dos valores de mercado. “O custo é muito alto. Uma DDI ou BKG realizados por empresa especializada custa em torno de 5 mil dólares cada. Aqui na Aegea o time realiza, em média, 300 DDIs por mês. Com isso conseguimos verificar a reputação de todos os nossos atuais e futuros parceiros de negócio”, pontua.
Outra melhoria será o job rotation, a rotatividade dos analistas de integridade por todas as áreas de especialização. “Com isso, além de desenvolver um time multidisciplinar, que poderá proporcionar a escalabilidade da cultura de integridade para todas as nossas unidades, estaremos contribuindo para a formação de profissionais de integridade mais estratégicos e qualificados”, afirma a nova gerente.
Antes de aceitar o desafio de trabalhar com saneamento, Janaína já atuou na área de saúde. “Um dos propósitos que sempre motivaram a minha carreira foram saúde e dignidade humana. Trabalhando com doenças crônicas, como diabetes e disfunções cardíacas, sempre me orgulhei de fazer parte de algo que contribuía para a qualidade de vida das pessoas”, conta ela.
Na Aegea, este propósito é muito mais fortalecido. “Contribuímos para a saúde e dignidade da população, levando água limpa e saneamento básico para as comunidades onde atuamos. E a empresa tem profissionais do mais alto nível, gosto de trabalhar com pessoas que me inspiram e com quem tenho a aprender”, finaliza a nova gerente.
COMPLIANCE PREVENTIVO
Responsável pela gestão das diretrizes de boas práticas e suporte na agenda dos executivos com o Poder Público, visando assegurar a transparência e a ética nessas relações, com os devidos registro e documentação.
COMPLIANCE CULTURAL
Criada para fomentar a cultura de integridade por meio do treinamento e da comunicação para os públicos interno e externo.
COMPLIANCE INVESTIGATIVO
Vai apurar as denúncias recebidas e dar suporte ao desenvolvimento e acompanhamento do plano de remediação, que visa evitar a reincidência dos desvios de conduta.
COMPLIANCE ESTRATÉGICO
É a frente de Inteligência de Compliance, que irá trazer KPIs, automação, segurança da informação, para o suporte estratégico do nosso negócio.
COMPLIANCE REPUTACIONAL
Visa assegurar a boa reputação de integridade da Aegea. Vai atuar no relacionamento com terceiros, ajudando as áreas de negócios a identificar os melhores parceiros em relação a integridade e reputação. E também nos processos internos como: doação e patrocínio; conflito de interesses: averiguação de integridade reputacional dos candidatos a cargos estratégicos na empresa, entre outros.
JANAÍNA DE QUEIROZ MORAES
A nova gerente de Integridade da Aegea é advogada, graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, tem pós-graduação em Direito Empresarial, especialização em Direito Societário e MBA em Planejamento Estratégico e Organizacional. Certificada CCEP-I (Certificação Internacional como Profissional de Compliance e Ética) pela SCCE, dos EUA, é professora no curso MBA em Compliance e Governança Corporativa, e em outros cursos de extensão na área.