edição 32 | julho 2021
Texto: Maria Luiza Moreira
Nesta primeira etapa, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto em apenas um ano, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Além da maior ETE do município, o Programa Timon Saneada II ainda prevê a construção da estação elevatória de esgoto (EEE), a implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto e mil metros de linha de recalque.
Para o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, o investimento significa um salto para o desenvolvimento do município. “Com a cidade saneada, a população ganha mais qualidade de vida e Timon se torna referência em respeito ao meio ambiente. Os investimentos também abrem as portas da cidade para mais crescimento no turismo”, declarou.
A universalização da cobertura de esgotamento sanitário está prevista para acontecer até o fim de 2026, com um investimento total de R$ 168 milhões. “O Timon Saneada II é de grande importância para a cidade, impactando na saúde, valorização imobiliária e preservação dos recursos naturais. Nosso objetivo será eliminar situações comuns hoje em dia, de esgoto a céu aberto, e preparar a cidade para uma nova era”, acrescentou o diretor-executivo da Águas de Timon, Fernando Lima.
A prefeita Dinair Veloso também avaliou as mudanças previstas com os investimentos. “As obras que se iniciam hoje, na verdade, começaram há seis anos, com a chegada da Águas de Timon. Hoje, toda zona urbana da nossa cidade tem acesso à água tratada e estamos marcando mais um salto no desenvolvimento com as ações de esgotamento sanitário, que irão mudar a realidade de Timon”, finalizou.