edição 32 | julho 2021

AEGEA MT2

Acesso à água tratada será ampliado para moradores de cinco cidades do interior de Mato Grosso

Texto: Thaiane Paes

CAMPO VERDE

Maior controle na pressão de água, mais água tratada, qualidade e eficiência no sistema de abastecimento de água. Estes são os resultados das melhorias operacionais realizadas pela Águas de Campo Verde (MT). O reforço de mais um poço tubular profundo, perfurado no Bairro Buritis, faz parte do pacote de obras para aumentar ainda mais a capacidade de produção de água tratada na cidade.

O objetivo é garantir a eficiência para que toda a população continue recebendo água tratada nas torneiras com qualidade e regularidade, mesmo no período de seca. O conjunto de ações em sete poços tubulares profundos proporcionou um aumento de mais de 200 m3/h na vazão da distribuição de água para diversos bairros da cidade. 

Os equipamentos nos poços foram substituídos para aumentar o nível de segurança e a vida útil das estruturas. A limpeza periódica nos poços permite detectar antecipadamente se há processos de deterioração – um trabalho preventivo que promove mais qualidade e aumenta o volume de água tratada. A distribuição em toda a cidade é monitorada por meio do Centro de Controle de Operações (CCO), com técnicos trabalhando 24 horas por dia.

Bombas reservas e interligação

Oito novas bombas foram adquiridas para garantir a regularidade do fornecimento de água e a fim de serem utilizadas como reservas para substituição imediata em caso de avarias. A concessionária também realizou obras de interligação das redes de abastecimento do bairro Campo Real e no Centro. Foram instalados registros de manobras para regularizar a pressão e estabilidade da água em vários pontos da cidade.

“As obras que estamos realizando vão garantir o abastecimento de água durante o período de estiagem, quando há pouca incidência de chuva e os reservatórios ficam com a reserva reduzida. Aperfeiçoamos a segurança operacional no transporte de água, para que chegue com mais pressão às residências e os trabalhos sejam refletidos em ganhos de qualidade de vida para a população”, afirma a supervisora da Águas de Campo Verde, Mirian Carvalho.

Resultados já beneficiam população

A moradora do bairro Santa Rosa, Zeny Edmunda de Paula, agradeceu o empenho da equipe da concessionária para atender a população. “Da minha parte, não tenho o que reclamar: minha água está chegando sempre e com qualidade. Tenho certeza de que as ações que a Águas de Campo Verde está realizando vão contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.

PARANATINGA

ETA Rio Córgão ganhou mais um módulo e um novo reservatório.

A Estação de Tratamento de Água Rio Córgão, em Paranatinga, foi ampliada. A Águas de Paranatinga (MT) instalou mais um módulo formado por um floculador, decantador, filtro e câmara de contato – que recebe uma dosagem de cloro para desinfecção. A Casa de Química, local onde são manipulados e estocados os produtos químicos, e o Laboratório de Monitoramento de Qualidade da Água foram reformados.

Novo reservatório e mais um poço

Um novo reservatório foi construído na mesma área da ETA Rio Córgão, com capacidade para armazenar um milhão de litros de água. O sistema de abastecimento de água também foi ampliado com a perfuração do poço tubular profundo no Jardim Itália. A estrutura já está operando para garantir o abastecimento de água durante o período de estiagem. “Com essas obras garantimos mais eficiência no tratamento”, pontua o supervisor da Águas de Paranatinga, Licelio Plizzari.

“É muito importante que a concessionária aumente a capacidade de água na cidade para ajudar no período de seca que se aproxima. Ações como essas só melhoram a nossa vida”, afirma Angélica Alves, que mora no bairro Rui Barbosa há 20 anos. “Fui até a área do poço e vi que a equipe está trabalhando, fiquei muito contente. Já passamos por dificuldades no abastecimento, principalmente no período de calor intenso. Mas, se a empresa continuar com esses investimentos, tudo vai melhorar”, conta Vera Lúcia, moradora do Jardim Itália.

CONFRESA

Transporte da tubulação que será usada na ampliação do abastecimento da cidade.

O município de Confresa (MT) possui uma das mais altas taxas de crescimento urbano do estado, cerca de 4,7% ao ano. A cidade está passando pelo processo de transformação e consolidação da sua economia, por isso vem atraindo investidores de diversos setores, e instalando órgãos de grande importância para o desenvolvimento regional. Reconhecendo o potencial do município, a Águas de Confresa elaborou um plano de ações em parceria com a prefeitura municipal para alavancar o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Um dos investimentos em andamento é a implantação de 15 km de adutora – a tubulação de grande diâmetro vai transportar água bruta do Córrego Gameleira para a captação do Rio Cacau. A travessia da tubulação será realizada por método não destrutivo, um procedimento que garante a perfuração sob a rodovia, sem interromper o tráfego de veículos e causar danos ao pavimento. Um novo sistema de bombeamento no Gameleira será implantado.

Plano de enfrentamento à crise hídrica

A iniciativa faz parte do plano de enfrentamento à crise hídrica elaborado pela empresa desde o ano passado, que contempla diversas melhorias para garantir a eficiência operacional na distribuição de água potável para a população. “Esse reforço vai possibilitar maior capacidade de abastecimento no período de estiagem, quando ocorre a baixa vazão de água do Rio Cacau. Temos o compromisso de abastecer a população com água tratada e de qualidade e estamos trabalhando de forma intensa”, afirma o diretor-executivo da Águas de Confresa, Robson Cunha.

O diretor-presidente da Águas de Confresa, André Bicca, destaca que a empresa tem se antecipado para garantir a regularidade do fornecimento de água. “Colocamos em prática uma série de medidas estratégicas que estão sendo executadas de forma preventiva e planejada em parceria com a prefeitura municipal”, acrescenta o diretor-presidente.

“Estamos em permanente conversação com a concessionária para buscar a melhor forma de investimento para captação, tratamento e distribuição de água. Estamos imbuídos em buscar alternativas e formas de resolver os gargalos relacionados ao abastecimento”, disse o prefeito Ronio Condão.

POCONÉ

Melhorias que estão sendo feitas em Poconé (MT) visam à manutenção do abastecimento mesmo durante a estiagem.

Uma das portas de entrada do Pantanal, a cidade de Poconé (a 104 km de Cuiabá), com 33.315 habitantes, avança em saneamento básico. Desde o ano passado, a Águas de Poconé desenvolve um cronograma de melhorias para reforçar o sistema de captação do Rio Bento Gomes, que teve o nível de água reduzido de maneira crítica durante o período de estiagem.

Medidas estratégicas foram colocadas em prática para ampliar o abastecimento. Novas bombas instaladas nos poços, estações elevatórias e pontos de descarga; estudos geofísicos para a perfuração de novos poços; levantamento de áreas para novas captações de água, ações de contingência para aumentar a vazão da captação; extensões de rede e aquisição de equipamentos para revitalizar a ETA com novos módulos, além de disponibilizar caminhões-pipa para os moradores.

Moradores acompanham investimentos

Os benefícios de obras e projetos realizados podem ser observados no dia a dia dos moradores. Morando há oito meses em Poconé, Roberta de Castro elogiou o atendimento da equipe da concessionária. “Toda vez que precisei a empresa sempre foi prestativa comigo”, reforça ela.

Benedito Jorge, do bairro Jurumirim, acompanhou os trabalhos na extensão de rede de distribuição e interligação de um novo poço tubular profundo ao reservatório. “Fiquei muito contente com essa obra, há 36 anos moro aqui e já passamos por dificuldades no fornecimento de água. Estou gostando de ver, vamos ter água encanada com mais frequência na caixa”, afirma.

“Nossa meta é trazer investimentos para a melhoria contínua dos serviços, impactando positivamente na vida de cada morador”, diz a supervisora da Águas de Poconé, Patrícia Bastos.

Transparência e integração com a comunidade

A convite da Câmara Municipal, a Águas de Poconé apresentou aos vereadores as medidas de planejamento, preparação e execução de ações de prevenção contra a estiagem no município. A concessionária mostrou informações sobre as melhorias operacionais para solucionar problemas no abastecimento e expandir investimentos. As cláusulas previstas no contrato de concessão e as tarifas cobradas também foram esclarecidas. A prestação de contas faz parte da política de transparência da Aegea, que tem o diálogo e o respeito como agentes norteadores na busca contínua pela excelência dos serviços nas comunidades onde atua.

BARRA DO GARÇAS

Painéis elétricos que fazem parte do sistema de monitoramento em tempo real feito pela Águas de Barra do Garças (MT).

A Águas de Barra do Garças (MT) modernizou a captação do Rio Garças para conseguir maior segurança operacional no fornecimento de água tratada e maior preservação do meio ambiente. Novos painéis elétricos e um sistema de automação vão monitorar em tempo real o funcionamento da estrutura com a ajuda do Centro de Controle Operacional da empresa. O CCO possui tecnologia de ponta e monitora remotamente o sistema de abastecimento.

Bombas anfíbias

Outra melhoria que proporcionou o reforço no abastecimento de água no município foi a aquisição de novas bombas anfíbias, que conseguem retirar um maior volume de água do rio e, além disso, têm capacidade de funcionar dentro e fora da água, o que faz com que operem tanto em tempos de cheia quanto em tempos de seca. A otimização do sistema aumenta a capacidade de bombeamento, contribuindo para a eficiência energética da operação.

A concessionária está construindo novos reservatórios de água. O da região do Nova Barra, com capacidade de reservação para 1 milhão de litros de água, está pronto. A outra estrutura, no bairro Alto da Boa Vista, terá capacidade para armazenar 500 m³ de água. “As melhorias garantem que o sistema de abastecimento de água continue operando de forma segura e eficiente”, afirma a coordenadora Regional da Águas de Barra do Garças, Thayla Carolina Fialho.