edição 32 | julho 2021
A abertura dos novos poços vai ampliar o abastecimento de água para 150 mil pessoas.
Texto: Jefferson Gonçalves
A Águas Guariroba está perfurando mais dois novos poços como parte do cronograma de ações de ampliação de produção de água em Campo Grande (MS). Utilizando a tecnologia underreamer, usada na perfuração de poços de petróleo, os poços para o abastecimento de água da região do Pioneiros e do Nova Lima têm estimativa de beneficiar, juntos, mais de 150 mil pessoas. A previsão é de que os dois poços entrem em operação já no início deste segundo semestre.
Por serem poços de grande porte para a vazão de água, o sistema de perfuração underreamer tem como objetivo aproveitar ao máximo a produção de água. É uma tecnologia inédita para a concessionária. “A Águas Guariroba vem investindo cada vez mais em tecnologia, tanto para os sistemas de água quanto de esgoto. Os novos poços do Pioneiros e Nova Lima são exemplos de investimentos com segurança operacional direcionados ao sistema de abastecimento de Campo Grande”, destaca Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
Diferente da perfuração-padrão para poços, o modelo underreamer utiliza um dispositivo para alargar o diâmetro de perfuração no intervalo onde será explorado o aquífero, permitindo o aumento da permeabilidade (transmissividade) e consequentemente aumento de produção de água, sem comprometer o aquífero. Trata-se de um conjunto composto pela coluna de perfuração com partes móveis (blocos) retraídas durante a descida e que se expandem no fundo do poço para o alargamento.
Com uma vazão de produção de água estimada em 350 mil litros por hora, a estimativa é de que o poço do Pioneiros beneficie cerca de 86 mil moradores. No Nova Lima a produção de água será de 200 mil litros por hora, melhorando os serviços para mais de 63 mil moradores de bairros como o Vida Nova, Tarsila do Amaral, Jardim Anache, Jardim Colúmbia e Mata do Segredo.
A ação no Pioneiros e no Nova Lima integra um cronograma de perfuração de outros sete novos poços, totalizando um investimento de R$ 50 milhões. As obras garantirão o acréscimo de 1,7 milhão de litros/hora de água produzida para a cidade. Os novos poços também serão ativados nas regiões do Taveirópolis, Universitário, Lageado, Parque dos Poderes, Caiobá, Coophavila II e São Conrado.