edição 29 | novembro 2020
Coleta de óleo usado no Comper de Campo Grande (MS).
Texto: Jefferson Gonçalves
Cada loja conta com placas incentivando os clientes a depositarem o óleo em garrafas para depois o descartarem nos pontos de coleta instalados pela Águas Guariroba nos estacionamentos das 11 lojas da rede Comper. O formato dos pontos é de uma grande garrafa, com capacidade para 200 litros cada. A coleta do óleo será feita pela empresa Katu Oil. Gustavo Corrêa, gerente Comercial da Katu Oil, diz que o óleo usado, depois de filtrado, pode ser reaproveitado para produção de biodiesel, ração animal e até tinta. “A Katu Oil vai recolher a cada 15 dias os óleos descartados nos pontos de coleta e a partir daí encaminhará esses materiais para a Agroindustrial São Francisco, indústria que fabrica rações animais. É comum nos ligarem para saber onde descartar corretamente o óleo e por meio dessa parceria entre as três empresas a gente espera despertar a consciência das pessoas para o descarte certo”, diz.
De acordo com o engenheiro ambiental e gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, é necessária a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha, em razão do seu grande impacto ambiental. “Todo mundo sabe que o óleo de cozinha é reciclável, mas ainda restam dúvidas sobre como descartá-lo, já que não é recomendado jogá-lo em pias, ralos ou solo pelo fato de entupir encanamentos, tanto residenciais quanto da rede pública. O óleo em excesso nos corpos d’água cria uma fina camada superficial que impede que a luz do sol atinja o meio aquático, alterando toda a cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos e até provocando a morte”, afirma. Dados da Oil World apontam que o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, 1/3 vai para óleos comestíveis, ficando o consumo per capita em torno de 20 litros/ano, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país.
Angélica Braz com representantes da Associação de Mulheres do Município de Cabo Frio.
Texto: Roberta Moraes
A solidariedade e a sustentabilidade dão o tom da campanha De Olho no Óleo lançada pela Prolagos neste ano para minimizar os impactos sociais causados pelo período de quarentena. A ação está mobilizando associações de moradores e colônias de pescadores dos cinco municípios da área de concessão na coleta de óleo de cozinha usado, que será revertido em alimentos para famílias carentes.
A iniciativa conta com a parceria da empresa Reveg Resíduos, que, além de garantir a destinação correta do resíduo, será a responsável pela compra dos alimentos que serão repassados às entidades. “No ano passado lançamos gincanas entre escolas, associações de moradores e até restaurantes em um festival gastronômico. Em função da pandemia tivemos de adaptar o formato, mas não deixamos de orientar a população para não lançar o resíduo na pia e, principalmente, conseguimos reverter em alimento”, comentou o gerente de Responsabilidade Social da Prolagos, Ricardo Azevedo.
Diferente do ano passado, quando o programa ambiental foi lançado na concessionária para conscientizar a população sobre o uso correto da rede de esgoto, a ação deste ano permite que todos conquistem a premiação. “Ficamos muito gratos por participar desta iniciativa que vai ajudar muitas pessoas. As ações em parceria com a Prolagos têm trazido muitas coisas boas para a nossa comunidade. O nosso objetivo é movimentar os moradores para trazerem o óleo aqui na sede da associação e também vamos pedir nos restaurantes, quiosques, praças, onde tiver barraquinha com frituras nós vamos recolher”, comenta Renato Fragoso, presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, que venceu a gincana do ano passado ao coletar 870 litros do resíduo.
A campanha De Olho no Óleo foi lançada no dia 15 de julho em uma apresentação no YouTube da Prolagos e estará em vigor até o dia 15 de dezembro de 2020.