edição 31 | abril 2021
Texto: Roberta Moraes
Quando se inscreveu na primeira edição do Pioneiros, na Prolagos (RJ), em julho de 2019, a estudante Laryssa Nascimento, então com 17 anos, não imaginava as transformações que estavam por vir. A jovem foi uma das finalistas do programa de Responsabilidade Social da concessionária que, além da premiação nacional, ganharam uma das cinco vagas oferecidas no Jovem Aprendiz. Agora, a estudante moradora de Tamoios, em Cabo Frio, que sonha ser psicóloga, acaba de ser efetivada como atendente pela concessionária.
“Participar do Pioneiros foi uma experiência maravilhosa, entrei com uma mentalidade e saí com outra. O programa, além de ter despertado em mim a curiosidade pelo saneamento e pela natureza, me trouxe uma percepção enorme sobre a vida profissional e o futuro. Tivemos palestras, dinâmicas, momentos de bate-papo, visitas nas estações de tratamento. Rimos, nos emocionamos, fizemos amizades, criamos vínculos. Sei que cada momento ficou marcado na mente de cada pioneiro”, comenta.
Mais do que representar o primeiro emprego, a oportunidade transformou a forma de Laryssa ver o mundo. “O período como Jovem Aprendiz foi de muito crescimento e desenvolvimento. Aprendi a ser ainda mais responsável, a trabalhar em equipe e a ser mais proativa. Além disso, foi o meu primeiro emprego”, comentou a jovem, que atua no Setor Comercial da Prolagos, na área de Atendimento.
Um ano depois, surgiu a possibilidade de ser efetivada na função de atendente. “Quando recebi a oportunidade da efetivação eu senti algo indescritível. Era algo que eu almejava muito. Eu lembro que, assim que cheguei em casa, corri e contei para minha avó e ela se emocionou, pois sua netinha havia sido contratada. O que para muitos seria algo comum, para mim foi incrível. Eu agarrei a oportunidade e tenho me dedicado diariamente para dar o meu melhor. Sou muito grata a todas as pessoas que conheci e contribuíram para a minha caminhada até aqui”, finaliza.
O Pioneiros é apenas uma das portas de entrada para fazer parte das turmas de aprendizagem na Prolagos. Oferecido desde 2008, o programa Jovem Aprendiz na concessionária já acolheu 139 jovens e, destes, 32 foram contratados, como a Laryssa Nascimento. “É muito gratificante receber esses jovens na Prolagos e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional deles. Quando eles se dedicam, têm um desempenho satisfatório e surgem oportunidades; ficamos ainda mais felizes em efetivá-los, integrando-os ao quadro de colaboradores da empresa”, reforça a coordenadora de Recursos Humanos da Prolagos, Fernanda Lima.
O programa Jovem Aprendiz é voltado a estudantes entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados em uma instituição de Educação Básica ou já tenham concluído o Ensino Médio. O jovem cumpre carga horária de quatro horas diárias. Além da bolsa auxílio, os jovens têm direito a benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, planos de saúde e odontológico. Os interessados em fazer parte do programa devem ficar atentos ao site https://jobs.kenoby.com/carreirasaegea.