edição 31 | abril 2021

Ampliação do serviço de esgoto chegará a mais de 20 mil teresinenses em 2021

Texto: Patrícia Andrade

Pelo menos 20 mil teresinenses serão contemplados este ano com o avanço na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário na capital do Piauí. Este será o grande foco das ações da Águas de Teresina durante 2021, um esforço para levar mais qualidade de vida à população. As obras no bairro Gurupi, localizado na zona sudeste, estão bem adiantadas e serão as primeiras a serem finalizadas, com a extensão de 4.000 metros de linha de recalque para atender mais de 7 mil habitantes. 

“Nosso grande foco este ano serão as obras de esgoto. Como embaixadores da saúde, entendemos que a ampliação desse serviço traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos na saúde e na qualidade de vida dos teresinenses. Os benefícios compreendem ainda a preservação dos corpos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como turismo e valorização imobiliária”, diz Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina. 

Da zona sudeste à zona norte, as obras de esgoto avançarão nos bairros que integram o Lagoas do Norte, beneficiando diretamente 12 mil pessoas que moram no Aeroporto, Itaperu e Parque Alvorada. Com início no mês de maio, estão previstas a construção de duas estações elevatórias de esgoto, 14.400 metros de rede coletora, 4.320 metros de linha de recalque e 2.080 novas ligações de esgoto.

Até julho, a Águas de Teresina fará a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tancredo Neves, na zona sudeste. A ETE e as redes implantadas nessa região beneficiarão cerca de 1.200 famílias. “São 36 anos aguardando pelo serviço de esgoto que agora finalmente vai chegar para nós. A expectativa é muito grande porque é um serviço com benefício à saúde pública e que com certeza vai acabar com os problemas que temos hoje aqui”, diz Raimundo Nonato Alves, morador do Tancredo Neves e liderança comunitária.

As equipes que atuam nas obras da Águas de Teresina adotam todos os protocolos de biossegurança para prevenção contra a COVID-19. Fundamental para a prevenção contra o novo coronavírus, o saneamento básico na capital do Piauí avança também com obras para ampliar e requalificar o abastecimento de água tratada. Somente este ano, mais de 5.700 pessoas que residem em áreas de ocupação consolidada, e recentemente regularizadas pela prefeitura, passaram a contar com água potável pela primeira vez nas torneiras. 

“Nosso esforço é contínuo para que os nossos serviços, tão essenciais à saúde, possam alcançar toda a população residente na área urbana de Teresina”, finaliza o diretor-presidente da concessionária.