edição 29 | novembro 2020

AEGEA ES

Serra alcança 90% de índice de cobertura

Equipes da Ambiental Serra trabalham na expansão de rede.

Texto: Ana Paula Garcia

Parceira Público-Privada da Cesan para esgotamento sanitário em Serra, a Ambiental Serra, uma das unidades da Aegea no Espírito Santo, chega aos cinco anos de atuação com importante conquista rumo à universalização do esgotamento sanitário: o município alcançou 90% de índice de cobertura. 

O marco é resultado de um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos cinco anos de PPP, e de investimentos de R$ 255 milhões, que permitiram a coleta e o tratamento de 1 bilhão de litros de esgoto por mês, no atendimento a Serra, o município capixaba mais populoso do estado, com 517 mil habitantes.

A meta é que o serviço esteja disponível para 95% da população de Serra até 2023. Com esse índice, considera-se o serviço universalizado, uma vez que as cidades crescem continuamente, o que torna necessário o investimento constante na ampliação das redes de modo a acompanhar o crescimento populacional.

“A Serra foi a primeira cidade do Espírito Santo contemplada no Ranking do Saneamento Básico, realizado pelo Instituto Trata Brasil: hoje, ocupamos o 47º lugar entre os 100 maiores municípios brasileiros no que diz respeito à cobertura da rede de esgoto. Estamos investindo continuamente na ampliação da rede, em modernização das estações de tratamento de esgoto e em tecnologia para garantir mais eficiência em todo o sistema”, enfatiza o diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli.