edição 30 | janeiro 2021

PROGRAMA DE TRAINEE AEGEA 2021

Andréa Terra Debortoli, gerente de RH da Aegea, é uma das responsáveis pela execução do Programa de Trainee.

Texto: Rosiney Bigattão

Com abrangência nacional e uma trilha de desenvolvimento bem estruturada pela Academia Aegea, participação em projetos estratégicos da empresa e uma grande visibilidade entre os executivos, o Programa de Trainee atraiu mais de 12 mil jovens para as 20 vagas disponíveis. Entre eles pessoas que já trabalham nas unidades da Aegea. Por causa das aulas suspensas, foi fortalecida a divulgação nas mídias sociais, com foco em todos os públicos para promoção de diversidade com um resultado bastante positivo: 37% dos inscritos se autodeclaram pardos e negros. “Estamos buscando os melhores perfis para a companhia tendo sempre um olhar de gênero, de raça, e a adesão natural foi muito boa, acreditamos que a proporcionalidade que tivemos nas inscrições vai se manter e isso é resultado do Programa Respeito Dá o Tom”, explica o diretor de RH, Fernando Tadeu.

Todo o processo seletivo, inclusive as dinâmicas com os gestores, que eram presenciais, está sendo feito on-line. “Estamos nos capacitando para fazer as entrevistas a fim de que ninguém se sinta constrangido diante das câmeras, mas de qualquer forma essa é uma geração que já está acostumada ao universo on-line”, pontua a gerente de RH, Andréa Terra Debortoli. Foi incluída na 5ª edição a etapa de um game na seleção, que está sendo usado por várias empresas. A previsão é de que o processo seletivo termine em março e outra novidade é que, em vez de 2 anos, o programa vai durar 18 meses.

“Estamos acelerando o processo de aprendizagem com maior profundidade na capacitação. Esses jovens que chegam à empresa a cada ano por meio do Programa de Trainee acabam transformando também a empresa, pois eles vêm com ideias novas, uma energia e um propósito muito fortes, eles querem transformar o mundo em um local melhor. Claro que chegam com a expectativa de fazer a transformação em dois minutos (risos), depois, quando vêm para a realidade, percebem que é possível fazer, sim, mas não tão rapidamente. Temos trainees em cargos de diretoria, coordenação, especialistas, que têm uma visão totalmente diferente. O Rafael Klumpp de Miranda, diretor-executivo da Aegea Rondônia, é apenas um dos exemplos”, finaliza Andréa.

Participam do processo jovens com formação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2019. As áreas são: Engenharias Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química e Hídrica; Economia, Ciências de Dados, Análise de Sistemas, Ciências da Computação e cursos correlatos de TI.