EDIÇÃO 42 - 3º TRIMESTRE - 2024

Matéria
ESPECIAL

Cultura Aegea

Colocando as pessoas no centro: a essência na prática do dia a dia

COMPARTILHE

Texto: Rosiney Bigattão

Em 14 anos de existência, a Aegea passou de 6 para mais de 500 municípios atendidos, fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas. A base de todo esse crescimento e atendimento diferenciado está em sua cultura, representada pela mandala, um símbolo que sintetiza a essência da empresa, o seu DNA.

“Nossos comportamentos, talentos – que são os atributos que diferenciam o jeito Aegea de ser – e o propósito vêm da mandala, ela é a tradução da nossa rotina diária, a junção de quem somos hoje e de quem gostaríamos de ser no amanhã”, afirma Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas.

A Cultura Aegea expressa na mandala

No centro está o propósito: nossa natureza movimenta a vida. Quer dizer, onde a Aegea chega, a saúde e a qualidade de vida da população melhoram, com isso aumenta a produtividade dos trabalhadores, o rendimento escolar melhora, com saneamento há valorização imobiliária, o comércio e o turismo se desenvolvem e toda a cidade prospera com a atuação que respeita o meio ambiente e as futuras gerações. É a construção de futuros mais azuis.

 

O propósito é desdobrado naquilo que torna a empresa única, que faz com que os colaboradores sejam profissionais além da conta, mestres em brasicidades, engenheiros da ordem, embaixadores da saúde e agentes da dignidade, por atuarem a partir dos comportamentos desejados.

 

Os talentos da Aegea atuam a partir dos 11 comportamentos desejados: autorresponsabilidade, flexibilidade, senso de dono, ética e integridade, gestão, respeito à diversidade, compromisso social e ambiental, foco na solução, motivado pelo que faz, comunicação assertiva e empatia.

Propósito une talentos e necessidades do mundo

“A cultura da nossa companhia nasceu a partir do nosso propósito, que une nossos talentos e as necessidades do mundo: aceitação da diversidade, acesso à pureza e futuro mais sustentável”, diz o CEO Radamés Casseb.

Para ele, a evolução no comportamento de um colaborador ocorre quando se trabalha com o tripé: processos, rituais e atitudes. Uma evolução que leva tempo para atingir a maturidade. Como fazem os líderes da Aegea, nas palavras de Fabianna:

“Tempo. Recurso finito, não renovável, o bem mais valioso que temos hoje. A maneira como investimos nosso tempo revela muito sobre nossos objetivos, crenças e nossas prioridades. Investir tempo é investir na vida. Nossos líderes dedicam parte de suas vidas, diariamente, para investir no funcionamento do nosso negócio e trazer dignidade às pessoas.”

Colocando o jeito Aegea de ser em prática

Para a diretora de Gestão de Pessoas, os líderes da empresa contribuem para que a Cultura Aegea se mantenha viva ao longo de sua trajetória. “Graças aos investimentos de cada um de vocês no dia a dia, fazemos diferença na vida de milhões de pessoas”, diz Strozzi.

“Nossa cultura foi construída por esses líderes, que representam tantas outras pessoas, e equipes que se dedicam para levar mais dignidade aos moradores das cidades atendidas. São exemplos e embaixadores da Cultura Aegea.”

Programa de Trainee: fábrica de formação de talentos

O Programa de Trainee, que começou oficialmente em 2014, foi uma evolução da aceleração de carreiras para jovens talentos. É carinhosamente chamado de “uma fábrica de formação de talentos”, que prepara profissionais de alta performance para assumirem futuras lideranças, que desenvolvem competências-chave para todo o grupo.

Para Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba e da MS Ambiental, que fez parte da turma piloto de 2011, o programa de aceleração de carreiras foi fundamental para o sucesso do Programa de Trainee da Aegea.

“Nós fomos um laboratório de ensaio para chegar ao nível que está hoje o Programa de Trainee.”

Movimentando vidas

Os ex-trainees são hoje profissionais além da conta, mestres em brasicidades, engenheiros da ordem, agentes da dignidade e embaixadores da saúde que fortalecem nossa cultura, evoluem com a empresa e ajudam a Aegea a conquistar nosso propósito de movimentar a vida das pessoas por futuros mais azuis. “Eu me inscrevi no Programa de Trainee da Aegea porque eu vi um propósito atrás do trabalho”, afirma Isabelly Gonçalves, da turma de 2019, que atualmente é diretora-executiva das unidades da Aegea no Estado de São Paulo. 

“Cada um dos nossos talentos, em um território do nosso Brasil, alcançou resultados diferenciados no nosso negócio e gerou impacto na vida dos clientes. O trabalho deles vai além da operação. Inspiram o time e por isso são protagonistas da nossa história. Independente do campo de atuação, todos fazem a diferença, diz Fabianna Strozzi.

 

“São eles que levam os nossos valores adiante, que contribuíram para que a Aegea chegasse até aqui, nesse processo de ampliação e perpetuação da jornada da companhia em transformar vidas”, afirma o CEO Radamés Casseb.