Para a gerente de EHS da Aegea, Ana Maria Pattaro, a conduta de segurança de uma organização é a somatória de mentalidades, posturas e comportamentos de todos os colaboradores em relação à segurança no local de trabalho.
“Uma conduta de segurança consolidada é fundamental para o sucesso da estratégia da Aegea, que vai além do cumprimento apenas do sistema de gestão de EHS com seus procedimentos, políticas, treinamentos, entre outros, que também têm a sua importância.”
“A conduta de segurança reflete a importância que a cultura organizacional dá à segurança em todas as suas decisões, em todos os serviços, em todas as funções e em todos os níveis hierárquicos.”
“A estratégia da Aegea é concentrar os esforços na mudança das práticas coletivas, que são diretamente influenciadas pelos gestores. Quando mudamos, geramos uma onda ao nosso redor, influenciando os valores que colocamos em ação, é um ciclo contínuo que mantém a cultura viva”, diz a gerente.
Em um ambiente com conduta de segurança e saúde madura, as pessoas demonstram a segurança como valor; estão sempre alertas para lidar com o inesperado; compreendem totalmente o que deve ser feito para a segurança; estão abertas a novas ideias para criar ambientes mais seguros; e querem fazer a diferença, pois acreditam que seus comportamentos podem impactar positivamente a sua vida e a dos outros, independente da hierarquia.
“Entre os cinco talentos, os embaixadores da saúde e profissionais além da conta são os que mais apoiam a maturidade e o grau de excelência que a Aegea coloca no tema da segurança. Eles refletem o comprometimento com a vida, a busca por vidas saudáveis e plenas.”
Segundo a gerente, os comportamentos autorresponsabilidade, senso de dono, foco na solução, empatia e ética e integridade são os que mais têm sinergia para alavancar o processo de construção de uma conduta de segurança com nível de maturidade alto.
As Regras de Ouro e todo o Programa de Segurança da Aegea visam fortalecer o comportamento seguro e as práticas de prevenção para apoiar o crescimento da empresa em todo o território nacional; preservar a vida e reduzir acidentes; contribuir com a boa reputação da companhia, tendo como base os pilares ESG; manter o acesso a créditos, financiadores; e garantir a sustentabilidade do negócio, além de contribuir com melhoria e segurança de processos.
“Uma conduta de segurança madura gera benefícios para toda a organização, na medida em que contribui para aprimorar o conhecimento dos riscos, permitindo melhor controle.”
Para implementar as melhorias necessárias e fortalecer a conduta de segurança, a área de EHS vem colocando em prática várias ações. Implementou as 10 Regras de Ouro de Segurança e a política de consequências, vem realizando workshops regionais com executivos e encontro de líderes; fortalecendo a gestão de segurança dos contratados; a abordagem comportamental de segurança e a elaboração da política de reconhecimento para apoiar o Programa de Conduta de Segurança, além de treinamentos em diversos níveis em toda a companhia.