As transformações da Diretoria de Integridade resultam dos investimentos na estrutura, nas políticas e nos treinamentos realizados nos últimos anos e também na conquista de valiosas certificações, como a da ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno. São resultados também de importantes prêmios relacionados à ESG, principalmente no pilar governança, celebrados nos últimos ciclos, e de conexões com movimentos relacionados aos temas.
Um deles, bastante relevante, foi a adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A Aegea é uma das embaixadoras do movimento, um papel de relevância na propagação das boas práticas para que outras empresas se inspirem e façam a adesão. Neste novo modelo, a Diretoria de Integridade entende que a atuação estratégica somente é possível se estiver ainda mais próxima dos negócios.
“Compliance é atuar de forma íntegra nas diferentes interfaces da companhia com seus públicos de interesse, atendendo a diversos requisitos, quesitos estes muito importantes em cada uma das nossas unidades. Neste sentido, um dos caminhos é justamente a parceria regional, com proximidade, e o atendimento focado nas necessidades delas”, afirma a diretora de Integridade, Ana Paula Carracedo.
“Presente em 15 estados brasileiros, atendendo a mais de 31 milhões de pessoas, a Aegea é formada por mais de 20 mil colaboradores que devem buscar o mesmo ideal: construir um ambiente de trabalho justo, saudável e que vá além do cumprimento de normas e leis. Em um país de dimensões continentais como o nosso e com contextos locais tão diferentes, isso só é possível entendendo as reais necessidades de cada região em que atuamos.”
Para reforçar a atenção às brasicidades, aprimorar o modelo de trabalho da Aegea e fortalecer a presença da Diretoria de Integridade em todas as regionais, o time foi ampliado. Em outubro de 2023, as profissionais Alessandra Leal Brasil e Carine Bastos Almeida Oro assumiram o papel de diretoras de Integridade das Regionais 4 e 5 da Aegea, respectivamente.
Em junho deste ano, Maurício Stella Mussi passou a ocupar a posição de diretor de Integridade das Regionais 1 e 3 da companhia. Com a ampliação e mudanças, a equipe de Integridade consegue estar ainda mais próxima das unidades, atuando com o corpo diretivo local nas demandas e particularidades específicas, permitindo maior conexão entre os processos das diversas áreas que compõem as operações da Aegea.
“Integridade não é receita de bolo. Valores fundamentais devem existir e o atendimento às leis continua sendo indispensável, mas do que cada localidade de fato precisa? O que uma determinada doação ou patrocínio ou contratação de fornecedor representa de fato naquele contexto local? De que forma conseguimos continuar com a realização dos nossos serviços com excelência, atendendo a esses requisitos com ética e transparência, mas sem impor barreiras ao nosso negócio?”
É com estes questionamentos que a Integridade da Aegea traz a importância da atuação corporativa, assegurando padrão e controle, mas com entendimento customizado nas ações e em processos de integridade em cada regional.