EDIÇÃO 42 - 3º TRIMESTRE - 2024

Em
PAUTA

Nova unidade em Rondônia

Aegea assume serviços de água e esgoto em Jaru

COMPARTILHE

Texto: Franciele Vale

A Águas de Jaru, a nova unidade da Aegea em Rondônia, iniciou a prestação de serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário no dia 24 de julho. A líder em saneamento privado no país venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores (B3) em novembro de 2023 e assinou contrato de concessão com o município em março deste ano.

 

Serão investidos R$ 170 milhões ao longo dos 35 anos de contrato. A primeira missão da Águas de Jaru é avançar com o abastecimento, garantindo água tratada de qualidade nas torneiras 24 horas por dia para cerca de 50 mil jaruenses.

Cidade ainda não tem rede de esgoto

O contrato firmado com o município também prevê a universalização do esgotamento sanitário, ou seja, 95% da população terá acesso a coleta e tratamento até 2033. Hoje, o atendimento é de 0%. Logo nos seis primeiros anos, 50% da população passará a contar com o serviço.

Nova fase para a cidade

“Firmamos o compromisso em levar saúde e qualidade de vida e, a partir do avanço dos serviços de saneamento, vamos contribuir para um futuro mais sustentável, beneficiando as famílias e a cidade por muitas gerações”, destacou o diretor-presidente da Águas de Jaru, Ary Carlos Laydner Junior. 

“É um momento ímpar para a cidade e de uma nova era que irá trazer mais dignidade e qualidade de vida para a população com a universalização de água e esgoto de Jaru”, disse o prefeito João Gonçalves Júnior.

As obras de melhorias na infraestrutura do sistema de abastecimento já começaram. Estão sendo instalados registros e pontos de bombeamento para melhorar a pressão e o volume de água tratada que chega às casas. Os equipamentos contribuem também para a redução de perdas.

 

“Com a instalação, conseguimos garantir uma distribuição mais uniforme e contínua de água para os moradores do Setor”, destacou Francisco Carlos Ferreira, supervisor de Operações da Águas de Jaru.

Água na torneira com regularidade

Silvano Alves de Oliveira, morador do Setor 7 há 15 anos, reforça a importância das melhorias no sistema de abastecimento para as famílias que vivem no bairro.

“Já chegamos a passar aqui 11 dias sem água e tinha de pegar caminhãozinho com uma caixa d’água dentro para ir buscar. Com essas melhorias, vamos ficar muito satisfeitos, não só eu, mas todos os moradores, porque foram muitos anos de sofrimento.”

Em Rondônia, a Aegea já está presente nos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis e Pimenta Bueno, onde o abastecimento de água já foi universalizado nas respectivas zonas urbanas.