EDIÇÃO 42 - 3º TRIMESTRE - 2024

Matéria
ESPECIAL

Preparando líderes para o amanhã

Cultura e conexão em um encontro inspiracional

COMPARTILHE

Texto: Rosiney Bigattão

Eles são mais de 400, vêm de várias partes do país, são profissionais que acompanham a trajetória da empresa desde o início ou acabaram de chegar, fazendo parte do Programa de Trainee. Têm a missão de colocar as unidades em operação, abastecer cidades inteiras, coletar e tratar o esgoto ou atender clientes com o jeito Aegea de ser, entre outras funções em múltiplas áreas.

Durante três dias, se desconectam da rotina do dia a dia para um olhar amplo sobre suas atividades a partir do que os une: o propósito de movimentar vidas, a base da Cultura Aegea, que foi o principal mote da quinta edição do Encontro de Líderes 2024 – 1º Semestre. Assim como a companhia, o evento fica maior a cada ano. Aumenta também a responsabilidade para que ele seja inspirador a cada participante entre um público tão diverso.

As novidades do evento

Para ser atrativo, o Encontro de Líderes segue as lições da Aegea e se reinventa a cada edição. Este ano, uma das principais mudanças foram os painéis – todos os conteúdos foram transmitidos nesse formato, com um especialista convidado e executivos da Aegea conduzindo as discussões. Por trás de cada detalhe da programação, estava a essência da empresa: sua cultura.

“Ante o tamanho da Aegea, sua capilaridade e os diferentes contextos onde atua, se tem um cenário de formação acelerada de líderes para assumir novos desafios. Um dos vieses da nossa capacitação é a troca de experiências sobre a nossa visão de cultura, agregando conhecimentos sobre aspectos relevantes do dia a dia”, afirma Vanessa Favareto, gerente de Educação Corporativa da Aegea.

 

Vice-presidente da Regional 5 da Aegea.

A Aegea de amanhã

Para quem conhece a história e participa da trajetória da empresa, como o VP Leandro Marin, estar no Encontro de Líderes é acompanhar o nascimento da Aegea do futuro.

“Esse evento é fantástico, a cada ano cresce junto com a companhia, é muito gratificante ver quão pujante, quão diverso, quanta energia tem a Aegea de hoje em dia. Esse evento visa uniformizar as mensagens, as diretrizes e é dessa grande união, dessa mistura, que vai nascer a Aegea de amanhã.”

E quem é a Aegea de amanhã? Uma empresa que conquistou credibilidade, cresceu de forma acelerada, se tornando a maior empresa do setor privado de saneamento do país. Já são mais de 18 mil colaboradores. Só no ano passado, foram mais de seis mil profissionais contratados, além de fornecedores e prestadores de serviços.

Com o crescimento, veio também um desafio: como manter a essência, que faz a Aegea ser essa empresa que acredita que é possível escrever histórias mais dignas, construir cidades mais sustentáveis e desenhar futuros mais azuis para melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente por meio dos serviços de saneamento? Para isso, fundamenta sua atuação em uma cultura viva, que se molda no dia a dia a partir de comportamentos desejados e talentos que fazem com que tenha um jeito único de atuar.

Vice-presidente de Gestão de Pessoas, Márcia Costa.

“Em uma empresa que cresce como a Aegea, é preciso constantemente  reforçar a nossa cultura e trabalhar com nossos líderes, engajando, trazendo essa liderança cada vez mais para perto. Nós somos uma empresa muito capital e esse encontro cumpre com esse papel”.

Evolução que mantém o jeito Aegea de ser

Um dos pontos que fazem do evento um momento tão especial na agenda da Aegea é a oportunidade do encontro. Líderes com mais tempo de casa, novas lideranças de regionais que acabaram de nascer, novos trainees da Aegea, alta liderança e integrantes do Conselho de Administração da companhia ficam lado a lado, têm espaço de fala, interagem e compartilham experiências. Pela primeira vez,  representantes das famílias dos acionistas participaram do evento. 

Vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores, André Pires.

“Esse encontro traz a oportunidade da conexão entre os diversos líderes que efetivamente tocam as operações para que eles possam entender a cultura da Aegea, dando um direcionamento ao que nós queremos em relação ao futuro da companhia e engajar esses líderes para fazer a transformação.”

Música para a Aegea composta pelo maestro Martins na voz das crianças

Em uma parceria com a Casa do Tiaminho, projeto social que oferece assistência educacional gratuita na região de Embu das Artes (SP), 80 crianças subiram ao palco para uma homenagem especial: cantar a música composta com exclusividade para a Aegea. O autor da música? O maestro e pianista João Carlos Martins, um talento que conquistou o mundo com sua arte e o amor à arte, que o faz superar uma doença rara e ultrapassar fronteiras, além de incentivar crianças e adolescentes com o trabalho social que faz.

“A música é como a água, para que vá entrando, fluindo, e toque o coração das pessoas. Eu considero o Radamés e sua equipe verdadeiros heróis no nosso país, pelo trabalho que representa sustentabilidade e responsabilidade social. Esta é a função da Aegea. Assim como a empresa, que atua em cidades pequenas, em minha carreira, sempre fiz questão de fazer concertos em cidades com menos de 10 mil habitantes”, afirma o maestro.

O maestro contou sua história, marcada pela superação, em uma carreira com reconhecimento internacional. Para ele, o que é importante na vida é tradição e inovação. Depois de 29 cirurgias, usando uma luva biônica para conseguir tocar piano com todos os dedos, escreveu o livro “O indomável”, onde conta sua trajetória. “A vida é feita de desafios. Washington Olivetto escreveu na contracapa – esse maestro não tem conserto, com s”, disse, para resumir a abordagem do livro.

“Como brasileiro, é uma honra ter luzes como a sua iluminando as nossas vidas. A nossa vida normalmente não é como planejamos, cheia de intercorrências e desafios do mundo real, mas manter a nossa integralidade e ser coerentes com o que acreditamos, descobrir formas de perseverar é o que temos feito por meio da nossa liderança e dos colaboradores ao longo dos nossos 14 anos, que, assim como o senhor, vêm tentando ser exemplos de sustentabilidade e coerência”, afirmou o CEO Radamés Casseb, ao lado do maestro no palco.

Perseverança! Na Entrevista anterior, o CEO Radamés Casseb detalha como a Aegea vem perseverando ao longo de sua trajetória. Nas matérias a seguir, mais sobre a essência da Cultura Aegea e os cenários que impactam o setor de saneamento, acompanhe.