A área de Operações da Águas de Valadares (MG) iniciou uma revolução no sistema existente: adquiriu novos equipamentos, inclusive reservas, trazendo maior segurança operacional; melhorou a captação de água bruta com a ativação, reativação e elaboração de novos sistemas de balsas, e iniciou a setorização dos sistemas, instalando registros, ventosas e válvulas reguladoras de pressão.
A produção de água aumentou 27% nos primeiros cem dias de operação da concessionária da Aegea em Minas Gerais. Resultado que veio por meio das melhorias realizadas pelas equipes na captação, nas estações de tratamento de água e na distribuição, elevando a segurança na regularidade do abastecimento para a população.
Para a moradora do Sertão do Rio Doce, Cristiana Gomes da Silva, ter água em casa todos os dias é um alento.
“Já ficamos três meses sem água nas torneiras. O banho era regrado e a situação muito difícil porque fome a gente até aguenta, mas sede não.”
A dona de casa lembra que, antes das intervenções feitas pela Águas de Valadares para melhorar o abastecimento na região, frequentemente a água só chegava por meio de caminhão-pipa.
“Era uma luta. Agora cai na caixa a noite toda e a gente sabe que vai ter água nas torneiras o dia todo.”
Kátia Alves da Rocha, moradora do Jardim do Trevo, também comemora. Por causa da constante falta de água, ela se mudou da Rua 16 para a Rua 10, que fica na parte mais baixa do bairro.
A transformação também pôde ser notada no dia a dia das manutenções nas ruas de Valadares: mais de 20 mil ordens de serviço foram executadas em cem dias. A agilidade é uma das marcas do trabalho dos engenheiros da ordem da Águas de Valadares.
Com inovação e tecnologia, as intervenções nas ruas são menos invasivas para o pavimento, por meio do método não destrutivo (MND) e de rápida resolutividade, com valas abertas e fechadas no mesmo dia, reduzindo o perigo de acidentes.
Para as ações diárias que envolvem serviços de manutenção em redes de água e redes de esgoto, ligação nova, pavimentação, desobstrução de tubulações de esgoto, substituição de rede, entre outros, a concessionária conta com 5 caminhões basculantes, 11 retroescavadeiras e 4 caminhões do tipo hidrovácuo.
Uma nova loja de atendimento foi inaugurada pela Águas de Valadares para receber a população com mais conforto e comodidade. Estar próximo da população é uma das prioridades da concessionária. O atendimento presencial recebeu mais de 10,6 mil clientes em cem dias, o call center atendeu mais de 24 mil chamados e o online contabiliza mais de 18 mil interações.
As lideranças comunitárias também ganharam mais espaço na gestão do saneamento de Valadares. A empresa lançou o Programa Afluentes, um canal direto de relacionamento com a comunidade por meio dos líderes de bairros. Ademar Rosa, presidente da associação do Turmalina, está feliz com a comunicação com a concessionária.
“Esse canal é muito importante porque encurta caminho, agiliza para as demandas serem atendidas. Eu já consigo ter um acesso melhor e retorno mais rápido, com o Afluentes será ainda mais fácil.”
Com relação ao esgoto, o cenário já começou a mudar em Governador Valadares. O bairro Vale Pastoril IV está recebendo obras de instalação de rede de esgoto e será a primeira região do município a ter o esgoto tratado. A Águas de Valadares lançou a pedra fundamental da estação de tratamento de esgoto que será construída e entregue até meados de dezembro.
“É mais uma conquista. Primeiro recebemos luz, e agora é água e esgoto. A Águas de Valadares está trazendo a maior vitória para todos nós, que é dignidade e saúde. É um sonho realizado”, disse a moradora Jane de Oliveira.
Em serviços, a rede coletora existente na cidade também recebeu investimentos e dedicação nos primeiros 100 dias de atuação da companhia. Mais de 2,2 mil desobstruções de rede de esgoto já foram realizadas e a população tem agora a tecnologia de um caminhão hidrovácuo como aliado nas ações de manutenção na tubulação de esgotamento sanitário.