edição 30 | janeiro 2021
Equipe da Águas de Penha (SC) comemora a conquista da certificação internacional.
Texto: Rosiney Bigattão e assessoria do Bureau Veritas
As medidas de segurança e proteção contra a COVID-19 analisadas pelo Bureau Veritas são específicas de acordo com a operação, loja ou escritório, sempre exigindo intensificação de higienização e desinfecção de ambientes e mobiliários, demarcação para distanciamento entre as pessoas, disponibilização de álcool gel, uso de máscara de proteção, uso de ar-condicionado somente com o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em dia, além da recomendação de ventilação natural sempre que possível.
“Atuamos há mais de 100 anos ajudando empresas a melhorarem seus processos e a se adaptarem a novas realidades, priorizando sempre segurança e qualidade. O combate à epidemia da COVID-19 exige ações de prevenção especialmente em locais de grande acesso de público que prestam serviços essenciais e a iniciativa da Aegea mostra o engajamento da companhia na saúde pública das sociedades onde atua, protegendo seus colaboradores e clientes”, diz José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.
“Esta certificação é um reconhecimento do compromisso da Aegea em não somente prover seus serviços essenciais em saneamento básico à população como também contribuir de modo significativo no combate à propagação do coronavírus e na manutenção da segurança dos nossos clientes, colaboradores e de seus familiares. Sabemos que nosso papel de prestador de serviços de saneamento básico se torna ainda mais necessário no enfrentamento à COVID-19, pois a água é um recurso fundamental na linha de frente à prevenção contra a doença. O desenvolvimento de políticas internas para a continuidade de nossas atividades, com segurança e eficiência operacional, reafirma nosso propósito de proporcionar vidas mais saudáveis”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
O Selo Safeguard foi concedido após uma visita agendada para checagem do cumprimento dos itens exigidos pela certificação. Serão feitas ainda cinco visitas de monitoramento, sendo duas sem agendamento prévio. A Aegea recebeu o kit de sinalização de ambiente seguro atestando a certificação com QR code para que os públicos possam consultar a sua validade e acessar o canal de denúncias do Bureau Veritas.
Com receita global de 5,1 bilhões de euros, o Bureau Veritas está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil, a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes.
Texto: Ana Paula Garcia
Desde o início da pandemia, a Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cesan e a Aegea, a Ambiental Serra, implementou diferentes medidas com foco na saúde e segurança de suas equipes, de forma a manter o funcionamento de todos os serviços no município, preservando seus colaboradores, a exemplo do que aconteceu em outras unidades do grupo. Cuidados como o uso do álcool gel e máscaras, e o distanciamento mínimo exigido são colocados em prática em todas as frentes de trabalho que necessitam de atividades presenciais, evitando ainda a aglomeração e a propagação do vírus. As demais áreas continuam a trabalhar em home office.
A certificação reconhece a efetividade das medidas implementadas pela PPP, assegurando segurança nas condições de trabalho e permitindo que a prestação de serviços aconteça também de forma segura para a população. “Investimos em uma comunicação visual em todos os ambientes, com marcações no piso, além de ações educativas e placas de orientação. Fazemos aferição de temperatura diariamente, em todos os colaboradores, e aumentamos a frequência da higienização e sanitização dos ambientes. No refeitório, por exemplo, instalamos divisórias de proteção nas mesas, definindo o distanciamento mínimo entre os colaboradores. Nossa prioridade, neste momento, é oferecer todas as condições para garantir o máximo de segurança a nossas equipes”, reforçou Thaís Gallina, diretora-executiva da Ambiental Serra.
Colaboradores da Águas de Bombinhas (SC) trabalham seguindo o protocolo de proteção.
Texto: Luciana Zonta
Em Santa Catarina, a Águas de Bombinhas e a Águas de Penha se reinventaram para manter a saúde da população e dos colaboradores, sem deixar de realizar os atendimentos. As concessionárias adotaram uma série de medidas, a partir da orientação da área de EHS da Aegea, e buscaram ajuda profissional para garantir a saúde e segurança de todos que frequentam os ambientes, o que resultou também na conquista do Safeguard. “A empresa contratada realizou uma auditoria nos espaços e conferiu diversas medidas de saneamento, como uso de álcool gel, distanciamento social, entre outras”, explica o diretor-executivo das unidades, Gabriel Buim.
As concessionárias da Aegea também estipulam um número máximo de pessoas para o atendimento, a fim de evitar aglomerações, e instalaram uma divisória de proteção entre o atendente e o usuário, aferindo ainda a temperatura de todas as pessoas que entram nas lojas. Os ambientes são higienizados constantemente e foram instaladas indicações de afastamento físico na entrada do prédio e nos assentos. “Buscamos assegurar à comunidade e a nossa equipe de colaboradores que tomamos todas as medidas indicadas pelos órgãos de referência. É uma de nossas formas de demonstrar o nosso respeito, a preocupação e o cuidado com as comunidades dos locais onde atuamos e com nossos colaboradores”, afirma a diretora-presidente das concessionárias da Aegea SC, Reginalva Mureb.
Informativos e orientações estão por todo lado na unidade da Águas de Holambra (SP).
Texto: Cynthia da Rocha
As unidades da Regional SP também passaram pela auditoria que avaliou critérios de limpeza, higiene, desinfecção e aplicação de boas práticas, entre outros parâmetros. Orientações diárias aos colaboradores sobre as formas de prevenção e cuidados via vídeos, informativos, e-mails, canais de comunicação interna e WhatsApp foram feitas para conseguir um maior engajamento entre os colaboradores.
“Para nós, a conquista desta certificação de uma entidade internacional é muito importante, pois demonstra a seriedade e a preocupação da companhia em zelar pela saúde tanto dos colaboradores quanto do público externo, garantindo que eles atuem e estejam inseridos em um ambiente seguro”, destaca Ozanan Pessoa, diretor-executivo das concessionárias Águas de Holambra, Águas de Matão e Mirante.
Segundo ele, a concessionária buscou investir em soluções tecnológicas para oferecer aos usuários alternativas viáveis a fim de que a execução dos serviços possa ser realizada em condições adequadas. “A pandemia nos desafiou em inúmeros aspectos, em toda a Aegea, por isso tivemos como prioridade a implantação de metodologias e sistemas diferenciados para garantir que as demandas do setor fossem atendidas de forma segura, sem impactar a operação nem afetar o cotidiano do usuário”, afirma.