EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

Matéria
DE CAPA

Performance na R5

Potencial de crescimento das unidades pode fazer Aegea dobrar de tamanho

Performance é o coração do negócio, sustenta todo o crescimento, pois ninguém investe em quem não performa e, não existe empresa sustentável sem ela.
Performance é o coração do negócio, sustenta todo o crescimento, pois ninguém investe em quem não performa e, não existe empresa sustentável sem ela.

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Texto: Rosiney Bigattão

Foi em função da performance que a Aegea cresceu e, com o crescimento, surgiu a necessidade de reorganizar as regionais, criando a R5. “Com a entrada da Corsan, com seus 317 municípios e quase 7 milhões de pessoas atendidas, o foco da Aegea na Região Sul ficou maior em termos de gestão. Depois, veio um novo ativo, que começou a operar em 2024, a PPP com a Sanepar, a Ambiental Paraná. Além dos dois ativos, ela agregou os de Santa Catarina, que estavam na Regional 2, concentrando todos os ativos da Região Sul do país”, afirma o VP da R5, Leandro Marin.

Ciclos de performance e novos ativos

Para ele, a performance pode ser vista a partir de ciclos anuais, como os do planejamento estratégico da companhia. Um dos momentos da Aegea é o de consolidar os ativos que foram incorporados na base da companhia.


“A Corsan trouxe uma situação bem diferente para a Aegea, pois a empresa anterior continuou existindo, com seus 5.600 funcionários, quando entramos, é quase uma fusão, assumimos uma empresa com uma cultura, que tem uma história e todo um corpo técnico definido. Estamos implantando o nosso modelo de operação com muito respeito a tudo isso, regionalizando a gestão para que a Aegea fique perto dos ativos para conseguir acompanhar a performance e os resultados, dando o apoio necessário para nossas unidades operarem”, afirma.


“A Ambiental Paraná, que começou a operar em janeiro, é uma concessão feita com a própria Sanepar, uma companhia estadual sólida, sempre foi uma referência para nós, entra em um fluxo de maturação do ativo, onde você implanta os processos, os controles, a cultura, enfim, começa a fazer a gestão segundo o Modelo Operacional Aegea no sentido de contribuir para fazer a diferença e para que eles percebam valor nesta parceria que está começando. Existe a nossa vontade de se conectar o mais rapidamente a esta sociedade e com seu entorno”, diz o VP.

Potencial de crescimento dentro de casa

Outro momento da Aegea, do ponto de vista da performance, é o de crescimento que pode ser gerado por meio dos ativos já consolidados.

“A gente fala de novos ativos, mas o crescimento se dá também dentro das próprias concessões, temos em todas elas um espaço muito grande para aumentar, por exemplo, a cobertura de esgotamento sanitário e trazer novos clientes dessa nova vertente dos serviços para dentro.”

“Este é um aspecto importante da eficiência operacional – você possibilitar abrir espaço para fazer esses investimentos que, além de serem contratuais, também geram crescimento da base de clientes, da infraestrutura e da receita da companhia como um todo. A performance sustenta tudo isso, pois ninguém vai investir em uma empresa que não performa, então ela é o coração do negócio, não existe negócio sustentável ao longo do tempo sem ela”, afirma Leandro.

Dicas para melhoria contínua

“É um dos diferenciais da Aegea, investir continuamente em sua performance que inclui a gestão contratual, a gestão do cliente e a gestão da eficiência de custos operacionais. A junção de tudo isso é fundamental para que a gente continue crescendo, gerando segurança para o contrato e resultado econômico, que retroalimenta uma capacidade de alavancagem da empresa, que consegue abrir espaço para crescer e investir nos próprios ativos”, reforça o VP.

“É a performance que pode garantir que a companhia continue nessa trajetória de crescimento seguro e robusto, sem colocar em risco a disciplina financeira, a alavancagem, o resultado para o acionista e muito menos a prestação de serviços para a população.”

Para colocar tudo isso em prática, uma dica: “Temos o Modelo Operacional Aegea, temos nossas estratégias, mas no dia a dia não existem botões para serem apertados que resolvem tudo. É muita disciplina, perseguir o que foi planejado, pois a Aegea tem um sistema de planejamento muito bom, ele é uma excelente orientação para os gestores. Nos momentos de dúvida, tem de pegar o orçamento e relembrar o que foi combinado e se orientar por ali, é a nossa bússola. Quanto mais eficientes formos nessa gestão, de cumprir o que foi combinado e entregar o que foi planejado, mais facilmente vamos superar os obstáculos do dia a dia, fazendo a empresa crescer e crescendo junto com ela. É com foco, persistência, criatividade e determinação na resolução do dia a dia que vamos fazer nossas entregas e ir além das expectativas, como temos feito”, finaliza.