edição 30 | janeiro 2021

Ambiental Metrosul e Fundação Projeto Pescar implantam escola técnica

A assinatura do contrato marcou o início das atividades na sede própria da Ambiental Metrosul, em 13 de janeiro, em Canoas (RS), e oficializou a parceria para a implantação do programa na empresa.

Texto: Gabriela Mendonça

O objetivo do programa é oferecer, a jovens em situação de vulnerabilidade social, habilidades e conhecimentos que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho. Por meio da Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul os participantes receberão, gratuitamente, iniciação profissional em eletromecânica e a possibilidade de contratação como Jovens Aprendizes. O aprendizado proporciona, ainda, que os jovens possam atuar nas frentes de trabalho da própria empresa, nas parceiras da Ambiental Metrosul, bem como no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre.  

Como mantenedora do programa, a Ambiental Metrosul será responsável por disponibilizar o espaço físico adequado, bem como os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas; fornecimento de transporte, alimentação, uniforme e materiais que serão utilizados ao longo do programa. Além disso, os alunos terão acesso a conteúdo da Academia Aegea, o portal de conhecimento do grupo, com diversos cursos de capacitação e desenvolvimento profissional oferecidos aos colaboradores. À fundação cabe, entre outras atribuições, a captação dos jovens, contratação e capacitação do Educador Social, além da definição de conteúdo e elaboração da metodologia que será aplicada.  

“O Projeto Pescar esteve no nosso escopo de responsabilidade socioambiental desde que iniciamos a estruturação da empresa, em abril. Cientes da nossa responsabilidade social junto às comunidades onde atuamos, é com muita alegria que concretizamos esse desejo”, comenta o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes. E complementa: “É muito gratificante contar com uma parceria dessa magnitude já no começo dos trabalhos”. Já o diretor Fábio Arruda destaca que “o projeto também nos permitirá colocar em prática nosso programa de voluntariado, estimulando a participação dos profissionais que poderão oferecer um pouco de seu tempo e experiência na capacitação desses jovens”.

Para o representante da Fundação Projeto Pescar, Marcelo Menna Barreto, a parceria impactará na vida de muitos jovens e suas famílias. “O Pescar existe há quase 45 anos e é por meio de empresas socialmente responsáveis como a Ambiental Metrosul, empenhadas com a educação e em proporcionar condições de desenvolvimento pessoal e profissional, que conseguiremos transformar vidas e mudar o futuro do Brasil”, completa.

Implantação do projeto começa em Canoas

O prédio da área Eletromecânica da Ambiental Metrosul, no bairro São José, foi o local escolhido para o começo do programa, que está em fase final de estruturação entre as instituições e da contratação do Educador Social. A previsão é de que inicie na segunda quinzena de março. Mais informações em https://www.projetopescar.org.br. Além da escola técnica, a Ambiental Metrosul está implantando o Portas Abertas, que vai permitir aos alunos da rede pública de ensino conhecerem o processo de tratamento de esgoto até o retorno ao meio ambiente feito pela PPP, considerada a maior do país.

Mais sobre a Fundação Projeto Pescar

O Projeto Pescar é mantido por uma fundação criada em 1995 para expandir e consolidar um programa pioneiro de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens, possibilitando assim a construção de um futuro melhor por meio da educação e do trabalho. Mais de 31 mil jovens já se beneficiaram da parceria entre empresas e organizações, que é norteada por princípios comunitários.