edição 40 | 2023 | novembro
Por Samanta Takimi, diretora-presidente da Corsan
Nossa palavra-chave é união e dela vem a força para cumprir grandes desafios. A Corsan dos gaúchos, com 57 anos de tradição e experiência, se uniu à expertise da Aegea a fim de construir um novo futuro para o saneamento no Rio Grande do Sul. Sob a reconhecida marca da eficiência, da inovação e da vontade de fazer mais por nossa gente, a Aegea chega para somar esforços, multiplicar resultados, integrar, potencializar, desenvolver. São pessoas, famílias e cidades abraçadas por mais qualidade de vida, progresso, cidadania, geração de empregos, infraestrutura universalizada, dignidade, sustentabilidade.
O desafio começou pela integração de um time de 5.000 colaboradores a uma nova cultura e valores, trabalho realizado a muitas mãos por duas organizações que, agora, são uma só. Foi um momento de encontro entre nosso corpo técnico altamente qualificado, com o domínio das demandas regionais, e as novas tecnologias, a agilidade de processos e os investimentos robustos que a Aegea chega para trazer.
Um interessante ponto de partida para alcançar um propósito compartilhado: universalizar o saneamento em 317 municípios da área de atuação da Corsan, uma obrigação legal que, agora, se torna factível.
Juntos vamos fazer frente a desafios de grandes proporções, como elevar de 20% para 90% o acesso a esgotamento sanitário na nossa área de operação. Além de dar continuidade ao trabalho realizado pela Corsan, acrescentaremos a ele um DNA com os olhos voltados para qualidade de vida, saúde, resultados socioambientais e inclusão social, o fator humano que torna o saneamento tão emblemático e decisivo para crescermos como país. Juntos alcançaremos o que, sozinhos, jamais poderíamos sonhar em conquistar.
A advogada Samanta Takimi foi a primeira mulher a assumir a liderança na empresa nos 57 anos da Corsan, a Companhia Riograndense de Saneamento. Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2003, é mestre em Direito Empresarial (Master of Laws, LLM), pela Fundação Getulio Vargas. Também é pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina e mestranda em Direito da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia por Inovação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.