COMPLIANCE

edição 40 | 2023 | novembro

Transparência 100%

AEGEA ADERE AO MOVIMENTO GLOBAL POR MENOS CORRUPÇÃO E MAIS INTEGRIDADE

Transparência 100% é um dos sete movimentos da Rede Brasil do Pacto Global para acelerar a Agenda 2030, um compromisso reafirmado pela Aegea.

Texto: Marcela Borges e Rosiney Bigattão

A adesão, feita no Brasil por meio de carta-compromisso, assinada pelo CEO Radamés Casseb, em 11 de setembro, foi reafirmada nos EUA durante o SDGs in Brazil, pelo presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, e por Claudia Piunti, diretora Administrativa da empresa (leia mais sobre o assunto em NAC). É uma demonstração de que a Aegea está cada vez mais comprometida em ir além das obrigações legais, se engajando em iniciativas de transparência e integridade.

São cinco metas do movimento até 2030 a serem colocadas em prática: 100% de transparência nas interações com a administração pública; remuneração 100% integral da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% de transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre os indicadores dos canais de denúncia.

“Somos intensos apoiadores das iniciativas do Pacto Global da ONU e estamos orgulhosos de nos juntar ao Movimento Transparência 100%. Acreditamos que a clareza das nossas atividades e a integridade do nosso modelo de negócio são essenciais para construir um futuro mais sustentável e ético para todos”, diz Ana Carracedo, diretora de Integridade da Aegea.

Além de assumir o compromisso com as metas até 2030, as empresas participantes do Movimento Transparência 100% terão a oportunidade de participar de uma jornada de capacitação e produção de conhecimento, contribuindo para a disseminação das boas práticas no tema. Com a iniciativa de fomento à transparência corporativa, as companhias se comprometem com cinco metas de governança e integridade até 2030.

A adesão foi reafirmada nos EUA por Édison Carlos e Claudia Piunti, que estão à esquerda na foto.

Governança é um pilar fundamental para a Aegea

“Há 13 anos temos como principal objetivo levar acesso ao saneamento para milhões de pessoas em todo o Brasil, crescendo de maneira responsável e sustentável, com disciplina financeira, alinhados aos princípios ESG e executando um importante trabalho que gera impacto positivo na vida das pessoas, principalmente a população mais vulnerável, e no meio ambiente. Sabemos que a governança é um pilar fundamental, não somente para a sigla, mas para a sociedade como um todo”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Signatária do Pacto Global desde 2016, além do Movimento Transparência 100%, a Aegea se tornou Embaixadora do Movimento +Água em abril de 2022, que mobiliza empresas e ações pela aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do país. Se comprometeu com duas metas: 99% de pessoas com acesso à água potável segura até 2033 e 90% de esgoto coletado e tratado até 2033, em seus municípios de operação.

Além disso, Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, é membro do Conselho Consultivo. A Aegea também coordena a Plataforma Ação pela Água e Oceano. É apoiadora ainda do Blue Keepers, maior projeto do Pacto Global da ONU no mundo, que visa engajar empresas, governos e sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS 14 e a Agenda 2030 (veja matéria sobre o assunto na seção de Meio Ambiente).

Ana Carracedo, diretora de Integridade da Aegea.
Deise Silva, especialista de Integridade da empresa.

Movimentos por um planeta mais sustentável

O Movimento Transparência 100% está sendo acompanhado de perto pela Diretoria de Integridade, representante da Aegea na Plataforma Anticorrupção, que segue responsável pela gestão da pasta do movimento junto ao Pacto Global. As metas já estão predefinidas, mas a cronologia e os prazos de cada meta são definidos pela empresa, ao aderir ao movimento. O objetivo da Rede Brasil do Pacto Global é que uma meta seja alcançada até 2023, duas até 2025, três metas atingidas até 2027 e cinco até 2030.

“Somos certificados na ISO 37001 do Sistema de Gestão Antissuborno e atuantes na Plataforma Anticorrupção, considero que a adesão ao Movimento Transparência 100% fortalece ainda mais o nosso compromisso em atuarmos com ética e integridade na condução do nosso negócio”, diz Deise Silva, especialista de Integridade da Aegea. Segundo ela, as metas trazem novas oportunidades de amadurecimento para toda a empresa. “Vamos trabalhar em conjunto com outras áreas, buscando a melhor forma para atingir as metas e também para reportar as informações do que está sendo feito. É uma oportunidade de amadurecimento dos nossos processos e controles alinhados, agora, com um movimento que conta com a participação de grandes empresas do mercado”, completou Deise.

Empresa 100% transparente

As metas do Movimento Transparência 100% são:
– 100% de transparência nas interações com a administração pública.
– 100% de remuneração integral da alta administração.
– 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade.
– 100% de transparência da estrutura de compliance e governança.
– 100% de transparência sobre os canais de denúncias.

Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, em frente da sede da ONU, nos EUA.

Mais sobre a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas

O Pacto Global das Nações Unidas foi criado em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Ele orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não empresariais, com abrangência e engajamento em 162 países. A Rede Brasil do Pacto Global tem mais de 50 projetos conduzidos no país que abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.