Cidades
MAIS AZUIS

edição 40 | 2023 | novembro

Aegea Mato Grosso

INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO E AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Texto: Michele Abreu

A Águas de Sorriso (MT), com as obras da nova rede de esgoto a todo o vapor, ajuda a cidade a se preparar para mais desenvolvimento. A entrega da primeira etapa está prevista para janeiro de 2024. Serão mais de oito quilômetros de extensão de rede para atender dez bairros. Na conclusão total do novo complexo, cerca de 60 mil habitantes serão beneficiados pelos investimentos de R$ 20 milhões iniciais.

“A expansão do esgotamento sanitário com esse aporte financeiro foi dividida em duas etapas principais. A primeira é a do Interceptor Gonçalves, que nada mais é que uma tubulação de grande diâmetro que vai receber o esgoto da Bacia do Córrego Gonçalves e levará até a nova Estação de Tratamento de Esgoto Teles Pires. A segunda parte é a implantação do primeiro módulo da estação, com capacidade de tratamento de 90 litros de esgoto por segundo”, detalhou o gerente de Operações, Lucas Oliveira.

Desenvolvimento com saúde para a população

A obra já está em etapa de confecção dos grandes tanques dos reatores de tratamento de esgoto, além de avançada infraestrutura civil, necessária para o funcionamento de toda a estação. “Por se tratar de uma obra complexa, nós temos cerca de seis empresas diferentes trabalhando ao mesmo tempo, para atender toda a demanda de melhoria para o município de Sorriso. Estamos falando de mais desenvolvimento para a região e saúde para a população”, explicou.

A Estação de Tratamento de Esgoto Teles Pires contará com tecnologia extremamente eficiente e equipamentos de ponta. Serão implantados reatores aeróbios de fluxo ascendente (Rafa) seguidos pela tecnologia de lodos ativados, com capacidade de remover até 95% dos poluentes do efluente. Além disso, a estação contará com um moderno tratamento preliminar, onde serão retirados e separados resíduos sólidos lançados indevidamente na rede de esgoto.

Empresas mais próximas dos moradores: apenas 1% de reclamação

Para melhorar o atendimento, as unidades da Aegea em Mato Grosso ampliaram as possibilidades de conexão entre a empresa e os usuários, com serviços unificados e que funcionam 24 horas ou das 7h às 22h, no caso do WhatsApp. A supervisora do Call Center, Camila Arakaki, explica que todas as demandas são geridas por uma equipe de 40 colaboradores. Com média diária de 730 atendimentos nos dois canais (voz e WhatsApp), a supervisora acredita que os serviços de relacionamento com o cliente são fundamentais.
“Ao oferecer o suporte com o atendimento personalizado, além de ser essencial para quem procura as concessionárias, também promovemos um valioso espaço para coletar feedbacks de melhoria dos nossos serviços como um todo. Vale registrar que, do total desses atendimentos, apenas 1% é classificado como reclamação”, divulgou Camila.

Ação de capacitação incentiva o empreendedorismo das mulheres

Fomentar o espírito empreendedor e agregar conhecimento culinário foram alguns dos objetivos do projeto “Água na Boca”, realizado pela Águas de Sorriso, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), às moradoras do bairro São Francisco. Ao todo, 20 mulheres estão sendo atendidas pela ação, que também tem o apoio da Prefeitura de Sorriso, com aprendizado em gastronomia local, marketing e educação financeira.

Cada participante ganhou um kit com apostilas de apoio do conteúdo ministrado, garrafa d’água e camiseta do projeto. De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso, Polyana Rosa, a ação voltada à comunidade visa fortalecer as microempreendedoras. “Com esse conhecimento acredito que vamos alcançar nosso propósito de que as mulheres possam trabalhar e alcançar sua própria renda de sustento”, considerou.

No início de outubro as aulas foram ministradas por nutricionistas e auxiliares de cozinha na Carreta Cozinha do Sesi, ensinando boas práticas de manipulação de alimentos, controle de desperdícios, confecção de cardápios, mudanças de hábitos e diversas receitas com sabor e aproveitamento integral dos alimentos.

Depois, as alunas aprenderam sobre finanças pessoais ministradas pelo Sistema de Crédito Cooperativo, o Sicredi. Tiveram lições também sobre a importância da água, com visitas às estações de tratamento da concessionária Águas de Sorriso, e uma oficina com a proposta de potencialização da divulgação dos futuros empreendimentos culinários, com aulas de marketing e comunicação.

Conhecimento que movimenta vidas

Presidente da Associação do Bairro São Francisco há quatro anos, Francineia Pereira da Silva comemorou a escolha da sua região para receber o projeto. “Vi sobre o Água na Boca e busquei ele para o nosso bairro. Estou muito feliz por sermos presenteados com essa ação, pois agrega tanto na vida profissional como na vida pessoal nossa também, porque eu também estou fazendo o curso e já aprendi muito. É possível proporcionar renda por meio da culinária. Foi muito interessante tudo o que foi ensinado aqui”, comemorou.

A participante Lucimara Tirelli elogiou a proposta. “Adorei aprender. Quanto mais se aprende: melhor. A gente tem o conhecimento que leva para a vida toda. Faz muito bem para aqueles que queiram aumentar a renda ou fazer algo diferente. Hoje eu tenho um trabalho fixo, mas futuramente pretendo ser empreendedora”, afirmou Lucimara.

A gerente de Alimentação Social do Sesi, Elizanjela Zucher, também comemorou a iniciativa. “Nosso propósito foi desenvolver a comunidade com a gastronomia, de uma alimentação saudável e sustentável, que fomente o espírito empreendedor da comunidade, para obter cada vez mais uma comunidade mais desenvolvida”, finalizou.

A partir da valorização da cultura alimentar e do desenvolvimento da comunidade, a Águas de Sorriso e os parceiros da iniciativa acreditam que a união de esforços proporciona progresso e protagonismo no bem-estar de toda uma sociedade. O projeto Água na Boca é uma iniciativa de Responsabilidade Social da Aegea que é desenvolvida também em outras unidades da companhia.