Cidades
MAIS AZUIS

edição 39 | 2023 | abril a junho

Método Não Destrutivo

TECNOLOGIA PERMITE FAZER NOVA LIGAÇÃO SEM DANIFICAR PAVIMENTO

Texto: Jefferson Gonçalves

O Método Não Destrutivo da perfuratriz pneumática foi apresentado pela Águas Guariroba (MS) para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Campo Grande (Agereg). A primeira perfuração foi realizada na Rua dos Recifes, no bairro Coophavila. O método consiste em utilizar o equipamento de perfuração próximo do local de ligação à rede de água da via. Nesse caso o equipamento chega a passar por debaixo do pavimento, alcançando o ramal da rede sem a necessidade de abertura do asfalto.

Sinônimo de avanço para a capital

“Essa nova tecnologia fundamentalmente garante a preservação do pavimento existente na cidade. Era uma reclamação antiga de que, para fazer novas ligações em terrenos que depois de algum tempo tinham imóveis construídos, tínhamos de cortar o pavimento novo para fazer a ligação de água. Com esse equipamento eu faço a ligação sem cortar o pavimento, com menos desgaste à população e de forma rápida. É uma nova tecnologia voltada diretamente à melhoria dos serviços oferecidos pela concessionária para a população de Campo Grande”, explica Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
“A Águas Guariroba acaba atendendo os anseios da prefeitura e população ao trazer e investir em uma tecnologia que garante a preservação do asfalto em relação aos cortes e às ligações que são feitas. É sinônimo de avanço para a capital, é a entrega de um trabalho mais dinâmico e mais entregas para a população”, destacou o diretor-presidente da Agereg, Odilon Junior.
“Acredito que a implementação deste equipamento trará benefícios como a maior celeridade, dinâmica de trabalho e desempenho, além da prestação de serviços. Pensar em tecnologia e trazer inovação é uma das bandeiras da Águas Guariroba e isso reflete diretamente no bom serviço prestado aos moradores de Campo Grande”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Domingos Sahib Neto.

Mais sobre a tecnologia

A metodologia da perfuratriz pneumática, também conhecida por “tatuzinho”, como popularmente é chamada, foi premiada em primeiro lugar na categoria Técnica e Eficiência Operacional, no Prêmio Inovação Aegea 2022, a sexta edição da premiação, realizada em novembro do ano passado. O projeto foi apresentado pela equipe da Águas de Ariquemes (RO): Priscila Ferreira, Leandro dos Santos Silva e Erivaldo Souza dos Santos.