Cidades
MAIS AZUIS

edição 39 | 2023 | abril a junho

Ilha de Paquetá

REFÚGIO CARIOCA VOLTA A TER PRAIAS EM BOAS CONDIÇÕES DE BANHO

Texto: Lívia Andrade

Localizada dentro da Baía de Guanabara, a Ilha de Paquetá é destino de muitos cariocas que desejam se afastar da agitação urbana em busca de tranquilidade nas ruas bucólicas que remetem a tempos passados. Contudo, nas últimas décadas, mergulhar nas praias locais não fazia parte dos passeios. Um cenário que está em processo de mudança, de acordo com os relatórios de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea). Com as ações promovidas pela Águas do Rio voltadas à recuperação das estruturas de esgotamento sanitário, resultados significativos para o meio ambiente têm se tornado frequentes.

A qualidade da água do mar é monitorada pelo Inea, todas as semanas, em oito praias de Paquetá. Nos últimos boletins divulgados, as praias de Imbuca, Grossa, Moreninha e José Bonifácio apresentaram condições favoráveis ao banho, algo inédito na série histórica.

Balneabilidade inédita nas praias e água tratada nas torneiras

Somente na ilha, em pouco mais de um ano de atuação da concessionária, as quatro estações elevatórias (bombeamento) foram totalmente reformadas e uma série de vazamentos nas redes de esgoto foi consertada. Um deles era responsável pelo despejo de seis piscinas olímpicas por mês de esgoto na orla de Paquetá. Iniciativas como essa se estendem por vários pontos do litoral do Rio, como nos bairros de São Conrado, Copacabana e Lagoa Rodrigo de Freitas, sendo estratégicos para o processo de recuperação da Baía de Guanabara.

“Nosso planejamento é transformar a atual estação de tratamento de esgoto da ilha em uma elevatória mais potente a fim de enviarmos o esgoto, por uma tubulação subaquática, para a ETE do município de São Gonçalo, onde o resíduo será tratado, inclusive aproveitado como água de reúso para atividades industriais. As obras da nova elevatória estão a todo vapor e a previsão de inauguração é agosto”, explica o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini. A concessionária está investindo R$ 15 milhões na intervenção, que beneficiará cerca de 3,6 mil pessoas.

Melhorias no abastecimento de água

“Tenho 31 anos e nunca vi passar água pelo nosso encanamento, era só água de poço. Não podíamos pegar uma água de bica e encher um copo. Então, estou muito feliz.” As palavras de Samara Gomes refletem um sentimento que está sendo vivido pela população de Paquetá, após a revitalização da elevatória de água tratada.

O diretor-executivo da Águas do Rio, Diogenes Lyra, detalhou as intervenções realizadas pela concessionária, que proporcionaram um abastecimento regular para todos os pontos da ilha, chegando com pressão às torneiras dos moradores.

“Instalamos um macromedidor no ponto de partida que abastece a região, garantindo um maior controle operacional. Com isso, caso ocorra algum problema na rede de distribuição, tomamos decisões mais rápidas e assertivas. A elevatória teve toda a tubulação substituída, o motor da bomba foi trocado e ganhou um novo painel elétrico, onde foi possível controlar o nível de água de acordo com a vazão de forma automática”, contou Diogenes.