edição 39 | 2023 | abril a junho
Penha (SC), cidade que tem diferentes fontes de abastecimento.
Texto: Adão Pinheiro
Diferentes fontes de água garantem o abastecimento de Penha, no litoral norte de Santa Catarina. Desde que assumiu os serviços de abastecimento em 2015, a concessionária Águas de Penha procurou identificar alternativas para aumentar a oferta de água para atender as necessidades da população, principalmente durante a temporada de verão, época de maior consumo. Nesse período, uma série de ações e investimentos foi realizada pela concessionária para garantir a distribuição adequada de água durante o ano todo. Nos dias atuais, Penha conta com água captada de duas lagoas de contenção, de poços artesianos, e “importada” do Rio Piçarras, que fica em outro município.
Nos últimos verões, a concessionária aumentou a oferta de água, resolvendo um problema crônico de precariedade no abastecimento local. Por conta da vocação turística do município, o verão é um dos períodos com maior consumo de água no litoral norte de Santa Catarina. Na última temporada, por exemplo, a concessionária bateu recorde na distribuição de água no mês de dezembro, quando atingiu o volume de mais de 321 milhões de litros.
Durante o período de maior consumo de água da temporada 2022/2023, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha distribuiu 85,8 mil litros de água por dia, volume 47,42% superior ao distribuído no mesmo período do ano passado, que foi de 58,2 mil litros. Essa oferta de água garantida pela concessionária inverteu um histórico negativo de precariedade no abastecimento em Penha durante a temporada de verão, e reforçou a importância dos investimentos realizados pela Águas de Penha para continuar oferecendo um serviço cada vez melhor para a população local.