edição 39 | 2023 | abril a junho
Líderes de equipes,
Ambiental Serra (ES).
Texto: Igor Alexandre
Com o objetivo de alinhar os projetos e definir as prioridades de atendimentos para o sistema de esgoto da cidade da Serra, a diretoria da Ambiental Serra, junto com os líderes de equipes, firmou uma parceria com a Secretaria de Serviços, da Prefeitura Municipal da Serra. A reunião foi estratégica para o estabelecimento de estratégias conjuntas, principalmente com relação às demandas das comunidades voltadas para as redes de drenagem e que impactam o funcionamento do sistema de esgoto da cidade.
Manter o diálogo constante com as comunidades para entender melhor suas realidades é um dos pilares do relacionamento com as comunidades no município da Serra. Mensalmente, as comunidades cumprem uma agenda estratégica na sede da concessionária para apresentar pontos de melhorias para a realização do serviço. “É muito importante estarmos sempre em contato, estabelecendo essa parceria, porque nos ajuda a otimizar o atendimento da população com relação às demandas da pasta de saneamento”, explica Valdir Junior, diretor-executivo da PPP.
“Uma de nossas diretrizes é manter uma conexão que mostra que estamos atentos à realidade local. Para isso, estamos sempre a postos para encontrar soluções conjuntas, sejam interna, com o corpo técnico da unidade, ou externamente”, afirma Ana Paula Garcia, coordenadora da área de Responsabilidade Social das unidades da Aegea no ES.
As atividades do Programa Portas Abertas estão de vento em popa na Ambiental Cariacica. Nos primeiros meses de 2023, diversos vereadores e líderes comunitários estiveram na ETE Bandeirantes, a principal da cidade, para conhecer de perto todo o processo de tratamento do esgoto, além de receber mais informações sobre os benefícios do saneamento para o desenvolvimento da cidade.
O vereador Edgar do Esporte é um exemplo. Além da ETE, ele também esteve na estação elevatória no bairro Itanguá, construída recentemente, dentro do cronograma de obras de ampliação do sistema de esgoto no município. Na oportunidade, ele pôde entender melhor como é feito o bombeamento do efluente para a estação de tratamento.
“É importante receber em nossas dependências todos aqueles que desejam mais informações sobre como funciona o nosso trabalho, sejam vereadores, lideranças ou moradores. Disseminar o conhecimento sobre educação ambiental faz com que nosso trabalho tenha ainda mais eficiência em geral”, explica Luís Gustavo Theodoro, supervisor de Operações.
Em outra oportunidade, um grupo de vereadores também percorreu algumas estações de tratamento do município para saber mais sobre os diferentes tipos de tratamento. Eles visitaram a ETE Bandeirantes, uma das mais modernas do estado, e a ETE Flexal, que funciona por meio de lagoas anaeróbicas.