edição 30 | janeiro 2021

AEGEA MT2

Águas de Campo Verde mantém certificação do Sistema de Gestão de Qualidade

A certificação assegura a qualidade dos serviços prestados.

Texto: Thais Tomie

Com foco na busca pela melhoria contínua e satisfação dos clientes, a Águas de Campo Verde manteve a sua certificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), referente à norma ISO 9001:2015. Após três dias de auditoria externa, o resultado foi anunciado no dia 18 de dezembro de 2020 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, certificadora credenciada pela IQNet (The International Certification Network) e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Em razão das medidas de prevenção contra a COVID-19, a auditoria externa foi realizada de forma remota pelo auditor Nereu Humberto. O representante da certificadora verificou diversos documentos, mapeamento de processos, implantação e/ou revisão de procedimentos e as atividades desenvolvidas pela concessionária na prestação dos serviços de saneamento básico. Conforme o auditor, durante o processo de auditoria um dos pontos positivos foi o envolvimento dos colaboradores e da alta direção.

O diretor-presidente da Águas de Campo Verde, André Bicca, destacou o trabalho integrado que vem sendo realizado pela concessionária e por todos os envolvidos no processo. “Representa os avanços que buscamos diariamente na prestação dos nossos serviços, alcançada pelo esforço de cada área da concessionária. Mostra que buscamos o caminho da melhoria contínua, e isso é fundamental para o desenvolvimento da empresa”, avaliou.

Para o analista de Gestão de Qualidade da concessionária, Thales Rodrigues, a auditoria trouxe novos desafios com o formato virtual e evidencia a continuidade dos serviços de qualidade da concessionária. “Foi a 1ª auditoria externa de supervisão da Águas de Campo Verde e o resultado é reflexo do comprometimento das equipes de cada setor em manter o sistema de gestão implementado e de buscar melhorias no contexto da qualidade dos processos da concessionária. Isso significa que os procedimentos da empresa estão alinhados com os padrões internacionais de qualidade”, assegura.

A norma ISO 9001:2015, do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e o controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. A certificação do SGQ foi conquistada pela Águas de Campo Verde em dezembro do ano passado. As auditorias externas para recertificação da norma acontecem a cada três anos. E anualmente são promovidas auditorias internas para avaliar a conformidade do SGQ e externas para garantir ou não sua manutenção.