edição 38 | 2023 | janeiro a março
Ana Paula Carracedo,
diretora de Integridade da Aegea.
Percival Gratti Junior,
diretor da Darc.
Texto: Rosiney Bigattão
A Aegea, primeira empresa do setor de saneamento a receber a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, continua trabalhando para fortalecer cada vez mais a governança corporativa, com investimentos contínuos em qualidade da gestão, transparência financeira e políticas de compliance. Para garantir independência e atender às melhores práticas, a Diretoria de Integridade responde ao Conselho de Administração da Aegea.
Um novo nome veio para somar ainda mais com a política da empresa – Ana Paula Carracedo, que assume a Diretoria de Integridade. No ano de 2021, ela foi eleita entre os 10 Executivos de Compliance Mais Admirados do país, no anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Formada em Economia pela PUC-SP e em Marketing pela Universidade Anhembi-Morumbi, já atuou na Qualicorp, Votorantim e Amcham. Foi coordenadora da Plataforma Anticorrupção do Pacto Global da ONU, onde é membro do Conselho Consultivo.
A Darc também tem novo diretor. É Percival Gratti Junior, que foi gerente de Auditoria Interna da Aegea. A promoção vem em um momento de consagração: a empresa acaba de receber a Certificação Internacional de Qualidade em Auditoria Interna, a QA – Quality Assessment –, do IIA, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Em saneamento, é a segunda empresa a receber e a primeira do setor privado. O padrão de qualidade que foi aplicado na Auditoria Interna da Aegea é o mesmo que qualquer empresa do mundo certificada tem.
“A QA traduz a qualidade da área, tem uma adesão às normas internacionais de auditoria interna, o que transmite credibilidade para o mercado. Consolida cada vez mais o compromisso da companhia com a governança corporativa. Foi uma jornada de transformação de cinco anos, que começou com a internalização da área, teve a constituição da diretoria da Darc e o projeto de certificação foi aprovado pela companhia”, explica ele.
“Temos como objetivo continuar agregando valor e contribuindo para o fortalecimento da governança corporativa, alinhando as ações das áreas de Auditoria, Riscos e Controles Internos aos objetivos estratégicos da empresa”, afirma Percival Gratti Junior, diretor da Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos da Aegea.